Entraves para a certificação orgânica do leite numa central cooperativa de agricultores familiares do oeste catarinense
PDF

Palavras-chave

Agricultura familiar
produção
orgânica
agroecologia
certificação orgânica.

Como Citar

Frison, E., & Rover, O. J. (2014). Entraves para a certificação orgânica do leite numa central cooperativa de agricultores familiares do oeste catarinense. Revista Brasileira De Agroecologia, 9(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/15377

Resumo

O artigo analisa entraves para a transição agroecológica e adequação às normas de certificação orgânica, em unidades familiares produtoras de leite, a partir do caso de uma central de cooperativas de agricultores familiares, a qual possui 73 propriedades em transição. Os principais entraves identificados derivam da ausência de alternativa para venda do leite orgânico, do desconhecimento dos agricultores sobre normas e técnicas específicas para a produção orgânica, e da falta de apoio técnico e organizacional para geração de alternativas que seriam difíceis de implementar à escala de uma só unidade produtiva. Conclui-se que a precariedade da transição agroecológica colocaria os agricultores em risco, caso se aplicasse com rigor a legislação para a produção orgânica.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são da autoria, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.