Avaliação de extratos de Annona muricata L. sobre Aphis craccivora Koch, 1854 (Hemiptera: Aphididae)
PDF

Palavras-chave

afídeo
extrato vegetal
Vigna unguiculata

Como Citar

Rodrigues, V. M., Valente, E. C. N., Lima, H. M. A., Trindade, R. C. N., & Duarte, A. G. (2015). Avaliação de extratos de Annona muricata L. sobre Aphis craccivora Koch, 1854 (Hemiptera: Aphididae). Revista Brasileira De Agroecologia, 9(3). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/15369

Resumo

O manejo de diversos insetos é feito basicamente com produtos químicos, que podem provocar efeitos deletérios aos animais, ao meio ambiente e ao homem. Os pulgões estão entre os principais insetos que causam prejuízos a produção de alimentos, principalmente devido a sua capacidade de transmitir viroses. No feijão-caupi, várias espécies de insetos aparecem associadas, e entre eles o pulgão preto Aphis craccivora Koch, 1854 (Hemiptera: Aphididae). O presente trabalho teve como objetivo testar a eficiência do extrato hexânico de Annona muricata L. (Annonaceae) sobre a mortalidade de A. craccivora na cultivar do feijão-caupi Gurguéia, que é suscetível a este inseto. Foi avaliado o efeito do extrato hexânico da folha e da semente a 0,5 e 1,0%, ambos de A. muricata em condições de laboratório. As avaliações foram realizadas com 24, 48 e 72 horas através da contagem de insetos vivos. Os extratos hexânicos de semente de A. muricata a 0,5 e 1,0% causaram mortalidade dos insetos de A. cracciovora de 98,89 e 92,21%, respectivamente, enquanto que o extrato da folha variou de 11,10% na concentração de 0,5% e 18,88% para a concentração de 1,0%.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.