Mudas de leucena sob inoculação com fungos micorrízicos arbusculares e níveis de esterco de caprino
PDF

Palavras-chave

simbiose
Glomus etunicatum
Glomus clarum
Leucaena leucocephala LAM. de With.

Como Citar

Fernandes de Oliveira, J. J., Sousa, R. F., Fonseca, J. M., & Carneiro, R. F. V. (2013). Mudas de leucena sob inoculação com fungos micorrízicos arbusculares e níveis de esterco de caprino. Revista Brasileira De Agroecologia, 8(3). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/15286

Resumo

Resumo: Teve-se como objetivo estudar a influência da inoculação das espécies de fungos micorrízicos arbusculares (FMA) Glomus clarum e Glomus etunicatum sob níveis de esterco de caprino em substrato de subsolo de LATOSSOLO AMARELO (LA) no crescimento, qualidade e eficiência micorrízica em mudas de leucena. Aos 60 dias após a semeadura foram mensurados altura da parte aérea, diâmetro do caule, número de folhas, massa seca da raiz e da parte aérea, comprimento radicular, volume radicular, relação altura da parte aérea diâmetro do caule, relação massa seca da parte aérea com massa seca da raiz, índice de qualidades de Dickson, eficiência micorrízica e taxa de colonização radicular. O delineamento experimental utilizado foi em bloco casualisados, em esquema fatorial 3x4 correspondentes a: duas espécies de FMA (G. etunicatum, G. clarum e sem inoculação); quatro níveis de esterco de esterco (0, 15, 30 e 60%). A melhor expressão do crescimento das mudas ocorre com de 35% de esterco adicionado em subsolo de LA. A inoculação com G. clarum e G. etunicatum não afetam os parâmetros biométricos e qualidades de mudas de leucena em substrato formado com LA e esterco de caprino.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.