Aspectos ambientais e socioeconômicos em unidades de produção sob bases agroecológicas e convencionais no Assentamento Pedro Ramalho, em Mato Grosso do Sul
PDF

Palavras-chave

Agricultura de base agroecológica
assentamentos rurais
valoração ambiental
viabilidade econômica agrícola
responsabilidade ambiental
sustentabilidade.

Como Citar

Sangalli, A. R., Goricoix Recalde, K. M., da Silva, L. F., & Padovan, M. P. (2016). Aspectos ambientais e socioeconômicos em unidades de produção sob bases agroecológicas e convencionais no Assentamento Pedro Ramalho, em Mato Grosso do Sul. Revista Brasileira De Agroecologia, 1(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/13406

Resumo

Este estudo analisou a viabilidade econômica agrícola e responsabilidade ambiental da agricultura de base agroecológica e convencional desenvolvida no assentamento Pedro Ramalho, em Mundo Novo, Mato Grosso do Sul. Na primeira etapa, foram coletadas amostras de água e solo e enviadas a laboratórios para análise química e física. Utilizando-se a metodologia do Índice de estado do ecossistema agrícola – IEA, foi realizada a voloração ambiental e constatando-se que o assentamento tem boa sustentabilidade (IEA igual a 0,68). Na segunda etapa, foi aplicado um questionário socioeconômico e ambiental a uma amostra de agricultores, observando-se que o rendimento dos agricultores de base agroecológica e convencionais foram semelhantes na cultura da mandioca e na pecuária leiteira, principais atividades econômicas desenvolvidas no local. Os resultados indicaram melhor fertilidade do solo e potabilidade da água nas propriedades de manejo agroecológico, concluindo-se que a agricultura de base agroecológica articula a viabilidade econômica com a conservação do meio ambiente no assentamento.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.