Compatibilidade e desempenho agronômico de pimentão enxertado em sistema orgânico
PDF

Palavras-chave

Agricultura orgânica
Capsicum spp
enxertia

Como Citar

martins, williane maria de oliveira, Ferreira, R. L. F., Costa, F. C., & Araújo Neto, S. E. E. de. (2014). Compatibilidade e desempenho agronômico de pimentão enxertado em sistema orgânico. Revista Brasileira De Agroecologia, 9(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/13335

Resumo

A enxertia é uma técnica alternativa freqüentemente recomendada para a cultura do pimentão em áreas infestadas com patógenos e para melhor produção. Objetivou-se avaliar a compatibilidade e o desempenho agronômico de pimentão enxertado sob sistema orgânico de produção. O delineamento experimental foi em blocos casualizados completos, com nove tratamentos e quatro repetições. Os enxertos de pimentão utilizados foram a cultivar Dulce All Big, Híbrido Satrapo e Híbrido Samurai, enxertados em três porta-enxertos de pimenta: Doce Comprida (Capsicum annuum), Doce Italiana (Capsicum annuum) e pimenta de Cheiro (Capsicum chinense), e as testemunhas Dulce All Big e Samurai. As variáveis analisadas foram: porcentagem de pegamento da enxertia, porcentagem de sobrevivência após o transplantio, diâmetro do caule, índice de compatibilidade, altura de plantas, massa fresca de frutos total e comercial, produtividade total e comercial, número de frutos total e comercial, comprimento do fruto, diâmetro do fruto e espessura de polpa. Observou-se compatibilidade intra e interespecífica entre os porta-enxertos e enxertos utilizados. Verificou-se que o híbrido Samurai destacou-se entre as cultivares tanto como pé-franco como enxertado nas pimentas Doce Comprida e Doce Italiana. A maior produtividade de frutos foi obtida com os tratamentos Doce Comprida x híbrido Samurai, Doce Italiana x híbrido Samurai e Doce Italiana x híbrido Satrapo, com médias 2,75, 2,58 e 2,74 t ha-1 respectivamente. A pimenta de Cheiro influenciou positivamente no número e comprimento dos frutos. Os porta-enxertos de pimenta Doce Comprida e Doce Italiana reduziram o comprimento dos frutos.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.