Potencial das espécies nativas na produção de plantas ornamentais e paisagismo agroecológico.
PDF

Palavras-chave

plantas nativas
etnobotânica
agroecologia
pesquisa-ação
quintais agroecológicos

Como Citar

Oliveira Junior, C. J. F., Gonçalves, F. S., Couto, F., & Matajs, L. (2013). Potencial das espécies nativas na produção de plantas ornamentais e paisagismo agroecológico. Revista Brasileira De Agroecologia, 8(3). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/13330

Resumo

O projeto “Flores de Mel” é um trabalho de extensão rural agroecológica que buscou desenvolver conhecimentos sobre a produção de plantas ornamentais junto a pequenos agricultores da APA Capivari-Monos e entorno. Duas linhas de capacitação foram trabalhadas: produção de plantas ornamentais e jardinagem e paisagismo. Foram beneficiados 13 agricultores familiares. Trabalhadas questões de sensibilização ambiental, cuidados com o solo e adubação verde; realizados ciclos de visitas para diagnóstico inicial, planejamento, acompanhamento e avaliação. O diagnóstico identificou 120 espécies ornamentais para produção, destas 59 são nativas. Foram realizadas oficinas de propagação de plantas e sobre espécies nativas da região. Houve a construção de pequenos viveiros, com estrutura em bambu, para cultivo protegido e também a estruturação de canteiros para espécies cultivadas a pleno sol. Os participantes projetaram e construíram jardins em suas propriedades. Como resultados incluem-se maior nível de consciência da importância dos serviços ambientais, bem como a importância do desenvolvimento da cadeia de produção com ornamentais nativas.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.