Contribuições do conhecimento local sobre o uso de Eugenia spp. em sistemas de policultivos e agroflorestas
PDF

Palavras-chave

Agroecologia
Etnobotânica
Myrtaceae
Uso alimentar
Uso medicinal

Como Citar

Lamarca, E. V., Baptista, W., Rodrigues, D. S., & Oliveira Júnior, C. J. F. (2013). Contribuições do conhecimento local sobre o uso de Eugenia spp. em sistemas de policultivos e agroflorestas. Revista Brasileira De Agroecologia, 8(3). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/13256

Resumo

O uso de espécies da flora tropical e subtropical do Brasil, como as do gênero Eugenia, mostra-se como alternativa rentável para produção agrícola, conhecimento, que se encontra preservado no patrimônio cultural de comunidades locais. Faz-se aqui a análise da utilização de Eugenia spp., a partir de registros do conhecimento local, com vista à produção agrícola. Foi realizado levantamento de dados da bibliografia científica, utilizando palavras chave, como Eugenia e etnobotânica. Tais referências foram agrupadas nas respectivas regiões do Brasil, identificando e quantificando as espécies citadas, bem como seu tipo de uso. Comunidades locais de diferentes regiões utilizam Eugenia spp., com destaque para o uso da Eugenia uniflora com maior número de registro em comunidades locais e atividades descritas cientificamente, todavia muitas outras espécies do gênero também apresentam tais registros. Entre os usos, são recomendadas para doenças estomacais e dores de garganta, apresentando propriedades antiinflamatórias ou antioxidantes. Tais informações demonstram o potencial dessas espécies para perspectivas agroecológicas.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.