O espaço de diálogo sobre agrobiodiversidade no Litoral Norte do RS: ambientes de aprendizagem coletiva e construção do conhecimento.
PDF

Palavras-chave

Agrobiodiversidade. Espaços de diálogo. Agricultura Familiar.

Como Citar

da Luz, L. F., Kubo, R. R., & Marques, F. C. (2014). O espaço de diálogo sobre agrobiodiversidade no Litoral Norte do RS: ambientes de aprendizagem coletiva e construção do conhecimento. Revista Brasileira De Agroecologia, 9(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/12993

Resumo

Diversas organizações estão atuando no Litoral Norte do Rio Grande do Sul para encontrar alternativas de renda que possam ser compatíveis com as normas estabelecidas para a conservação da Mata Atlântica e a viabilização das práticas dos agricultores familiares. Essas organizações estabeleceram um espaço de diálogo sobre a agrobiodiversidade, os quais caracterizarem-se enquanto ambientes de aprendizagem coletiva e construção de conhecimento. As complexas relações estabelecidas apontam as divergências entre os envolvidos, valorizando seus aspectos culturais ou àqueles relacionados à legislação. As formas de construir conhecimento coletivamente baseiam-se nos contatos sucessivos que possam propiciar uma interface entre os conhecimentos, técnico e local. No entanto, constata-se que esse processo ocorre a longo prazo, o que não impede os agricultores de seguirem com suas práticas. Além disso, o fato de adequarem-se a legislação apresenta algumas contradições, se por um lado pode legitimar as atividades dos agricultores, por outro pode inibir algumas possibilidades criativas, restringindo-as à norma estabelecida.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.