Conhecimento da população sobre produto orgânico na região litorânea do Paraná
PDF

Palavras-chave

agroecologia
consumidores
mercado
segurança alimentar
certificação
perfil do consumidor

Como Citar

Cavallet, L. E., Canavari, M., Peçanha, W. T., Occhi, T. V. T., & Rocha, C. H. (2013). Conhecimento da população sobre produto orgânico na região litorânea do Paraná. Revista Brasileira De Agroecologia, 8(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/12981

Resumo

A região litorânea do Paraná tem vocação para o desenvolvimento de sistemas agroecológicos de produção e ao mesmo tempo necessita de incentivos que diminuam a pobreza no campo. Os sistemas de produção orgânicos se enquadram nesse contexto e disso decorre ser necessário viabilizar estímulos ao consumo local do produto. Com o objetivo de conhecer a percepção dos consumidores da região sobre o tema foi aplicado questionário em cada município. Encontrou-se que 60% dos entrevistados sabem o que é um produto orgânico e 49,5% já o consumiram. Destaca-se Paranaguá, com 53% da população da região, onde a maioria não o conhece e nem o consumiu. Na região 48,2% das pessoas não sabem como identificar o produto orgânico, sendo o “selo de certificação” a opção mais apontada (19,1%), seguido da “confiança no produtor/comerciante”, (12,7%). A maioria acha que a principal vantagem do produto orgânico é “ser saudável e nutritivo”, seguido de “ser sem substâncias químicas” e em terceiro por “preservar o meio ambiente”. Alface e tomate orgânicos foram apontados como os itens mais consumidos na região. Sugere-se que Paranaguá tenha foco para atividades de valorização do produto orgânico.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.