Conhecendo a trajetória de emergência de ‘novidades’: agricultores familiares, recriações e transformações no meio rural do sul do Rio Grande do Sul
PDF

Palavras-chave

emergência de novidades
conhecimento local
agricultura familiar
agricultura de base ecológica
sustentabilidade

Como Citar

Medeiros, M., & Marques, F. C. (2014). Conhecendo a trajetória de emergência de ‘novidades’: agricultores familiares, recriações e transformações no meio rural do sul do Rio Grande do Sul. Revista Brasileira De Agroecologia, 9(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/12826

Resumo

Adaptações e rearranjos em relações sociais e de trabalho, de novas formações de sentido e de reinvenções de práticas e técnicas constantemente ocorrem no cotidiano dos agricultores familiares, o que abre espaço neste cenário para a emergência de ‘novidades’. Alicerçado nestas ideias e à luz da Perspectiva Orientada ao Ator, este artigo, que se baseia em uma pesquisa de caráter qualitativo realizada nos municípios de São Lourenço do Sul e Pelotas, identifica a emergência de três ‘novidades’, que podem ser evidenciadas pela constituição da Cooperativa Sul Ecológica; pela construção de novos mercados, o institucional (merenda escolar) e o local (feiras livres); e o estabelecimento da Agroindústria Figueira do Prado, e analisa a trajetória de emergência dessas ‘novidades’, indicando que essas ‘novidades’ que estão amplamente relacionadas com o compartilhamento de conhecimentos, especificidades locais, heterogeneidade e dinamismo da ação social, parecem indicar uma alteração nas trajetórias de desenvolvimento no espaço rural na região sul do Rio Grande do Sul.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.