Avaliação da sustentabilidade da pecuária de corte extensiva tradicional do Pantanal Sul-Mato-Grossense através da metodologia eMergética.
PDF

Palavras-chave

Metodologia eMergética
Sustentabilidade
Gado

Como Citar

Specht, L., Quadros, S. A. F. de, Erpen, J. G., & Rosa, A. C. M. da. (2012). Avaliação da sustentabilidade da pecuária de corte extensiva tradicional do Pantanal Sul-Mato-Grossense através da metodologia eMergética. Revista Brasileira De Agroecologia, 7(3). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/12794

Resumo

O trabalho foi desenvolvido na Fazenda São José, município de Aquidauana – Mato Grosso do Sul, onde foi avaliada a sustentabilidade da bovinocultura, que pode ser considerada como representativa da pecuária tradicional da região pantaneira. Para a avaliação do desempenho ambiental da criação de gado, foi utilizada a metodologia eMergética. Na análise eMergética, são contabilizados os recursos oriundos da economia e também aqueles recursos advindos da natureza. Para a interpretação das informações levantadas, foram calculados índices como Transformidade, Renovabilidade dentre outros sugeridos pela metodologia eMergética. Os resultados mostraram que a produção de gado da Fazenda São José é uma atividade altamente sustentável, pois utiliza 89,11% de recursos renováveis da natureza, sendo que a eMergia agregada ao produto carne é muito superior ao valor de eMergia recebido pela sua venda. Isso leva a propor alternativas para valorizar essa atividade e esse produto, como a criação de selos de sustentabilidade, e também pagamentos por serviços ambientais prestados, haja vista da grande importância do bovino na preservação do Bioma Pantanal.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são da autoria, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.