Perdas de solo, água e nutrientes em sistemas conservacionistas e convencionais de café no sul do estado do Espírito Santo
PDF

Palavras-chave

degradação do solo
erosão hídrica
perda de nutrientes
sistema agroflorestal
agricultura familiar

Como Citar

Thomazini, A., Azevedo, H. C. A., & Mendonça, E. S. (2012). Perdas de solo, água e nutrientes em sistemas conservacionistas e convencionais de café no sul do estado do Espírito Santo. Revista Brasileira De Agroecologia, 7(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/10678

Resumo

A região sul do estado do Espírito Santo se caracteriza pela topografia forte ondulada, com solos altamente intemperizados e de baixa fertilidade. A ocupação da terra de agricultura familiar, exige uso intensivo do solo e, conseqüentemente, promove perdas de solo, água e nutrientes por erosão. O café conilon e a pastagem são os principais sistemas de produção de alimentos da região. O objetivo deste estudo foi estimar, durante a estação chuvosa, perdas de solo e nutrientes em áreas sob o cultivo do café sob sistemas conservacionistas (agroflorestais e com manejo da cobertura do solo) e convencionais (sem cobertura do solo). Foram instalados coletores de solo e água em 5 unidades de observação, sendo 2 em sistemas convencionais, 3 em sistemas conservacionistas e uma mata nativa que foi usada como referência de um estado de equilíbrio . Foram coletados dados meteorológicos na estação chuvosa de 2009/2010. As perdas totais de solo, estimadas para o período, foram maiores (98,34 %) nos sistemas convencionais em comparação aos sistemas conservacionistas. O potássio foi o nutriente que teve maiores perdas nos sistemas (0,17 a 33 g/ha, respectivamente).
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.