Indicadores ambientais de sustentabilidade sistematizados pelo modelo pressão-estado-resposta (PER): análise de águas superficiais em microbacia hidrográfica
PDF

Palavras-chave

Indicadores Ambientais de Sustentabilidade
Modelo PER
Microbacias Hidrográficas
Águas superficiais

Como Citar

Bragatto, R. D., Martini, C. A., Steffani, M. A., Barreto-Rodrigues, M., & Zorel Junior, H. E. (2012). Indicadores ambientais de sustentabilidade sistematizados pelo modelo pressão-estado-resposta (PER): análise de águas superficiais em microbacia hidrográfica. Revista Brasileira De Agroecologia, 7(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/10675

Resumo

As atividades humanas produzem pressões (emissões de contaminantes) que podem afetar o estado do ambiente, que leva a sociedade a apresentar respostas a esses problemas e suas influências sobre as dimensões social, econômica e ambiental. Compatibilizar o meio ambiente e o desenvolvimento significa considerar os problemas dentro de um contínuo processo de planejamento, atendendo-se adequadamente as exigências de ambos. Gestores são unânimes em afirmar da importância de se definir indicadores, sendo os indicadores de sustentabilidade ambiental instrumentos essenciais para guiar a ação, subsidiando, acompanhando e avaliando o progresso alcançado. Os indicadores de sustentabilidade ambiental se apresentam nas dimensões social, econômica e ambiental. No presente estudo apenas a dimensão ambiental será considerada, sendo que o enfoque de análise e construção dos indicadores para medir a sustentabilidade ambiental da microbacia hidrográfica do Rio Passo da Pedra, desenvolveu-se no que diz respeito à qualidade da água superficial.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.