Análise e indicações de adequações do financiamento da agricultura orgânica pelo Banco do Brasil no Estado do Paraná, a partir da visão dos gerentes de financiamento rural
PDF

Palavras-chave

Agricultura orgânica
Financiamento rural
Banco do Brasil
Certificação de produção orgânica.

Como Citar

de Mello, R., & Staub, G. A. (2012). Análise e indicações de adequações do financiamento da agricultura orgânica pelo Banco do Brasil no Estado do Paraná, a partir da visão dos gerentes de financiamento rural. Revista Brasileira De Agroecologia, 7(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/10070

Resumo

Este trabalho analisa e indica adequações para melhoria de desempenho do Banco do Brasil como agente fomentador no desenvolvimento da agricultura orgânica no Paraná. Estuda-se a adequação possível do sistema de financiamento rural às características e peculiaridades da produção agrícola orgânica, verificando quais são os entraves presentes em tal sistema que dificultam uma maior participação do Banco neste desenvolvimento. A análise de questionários e entrevistas com gerentes de finaciamento rural do Banco indica que não há necessidade de modificações substanciais no sistema de financiamento em pauta, mas de adequações para melhorar a promoção do financiamento entre as associações e/ou cooperativas de produtores orgânicos, treinamento de gerentes, apoiar a fase de transição da produção tradicional para a orgânica e melhorar o acesso dos produtores à certificadoras.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.