Sistemas agroflorestais como estratégia de desenvolvimento rural em diferentes biomas brasileiros
PDF

Palavras-chave

Sistemas agroflorestais
Agricultura familiar
Agroecologia
Desenvolvimento rural.

Como Citar

Paludo, R., & Costabeber, J. A. (2012). Sistemas agroflorestais como estratégia de desenvolvimento rural em diferentes biomas brasileiros. Revista Brasileira De Agroecologia, 7(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/10050

Resumo

Este trabalho resgata o significado do termo desenvolvimento sustentável e salienta as diferentes ideologias implícitas em duas correntes de pensamento, a ecotecnocrática e a ecossocial. A partir da análise destes enfoques de desenvolvimento, observa-se a insustentabilidade da agricultura convencional e destacam-se os princípios da Agroecologia no processo de construção de estilos de agricultura sustentável. Nessa perspectiva, aborda-se a utilização de sistemas agroflorestais como estratégia para a promoção do desenvolvimento rural sustentável. Com base na revisão bibliográfica são analisados três projetos de sistemas agroflorestais na agricultura familiar em distintos biomas brasileiros. Conclui-se que estes projetos possuem características que podem ser potencializadas enquanto alternativas de desenvolvimento, apresentando resultados positivos não apenas em relação a proteção ambiental, mas também no que diz respeito a ganhos econômico e melhorias sociais da população envolvida.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.