Adoção das práticas de conservação on farm e melhoramento participativo pelos produtores de urucum no município de Vitória da Conquista – BA.
PDF

Palavras-chave

Germoplama
Corante Natural
Conservação

Como Citar

Silva, S. do N. (2010). Adoção das práticas de conservação on farm e melhoramento participativo pelos produtores de urucum no município de Vitória da Conquista – BA. Revista Brasileira De Agroecologia, 5(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/9744

Resumo

Este trabalho tem por objetivo identificar as práticas da conservação on farm e do melhoramento participativo adotadas pelos produtores de urucum no município de Vitória da Conquista – BA. Foram realizadas visitas prévias com intuito de estabelecer um rapport entre os informantes, sendo entrevistados 14 produtores de urucum, para isto, foram utilizados formulários semi-estruturados que versavam sobre questões de adoção das práticas de conservação, bem como do melhoramento participativo do urucueiro. Foi utilizado a metodologia de “bola de neve” e os dados obtidos foram complementados por outros informantes utilizando o efeito de inclusão progressiva, foi utilizado também o critério da exaustividade que consiste em parar o pesquisa à medida que as respostas foram se repetindo. Constatou-se que a cultura do urucum incrementa a renda dos produtores das localidades visitadas e que ocorre conservação on farm da variedade Peruana Paulista. A variedade Bico de Pato encontra-se em processo de erosão genética pela baixíssima aceitabilidade entre os produtores pesquisados. Ocorre também o fluxo de sementes de urucum entre os produtores, o que caracteriza o melhoramento participativo.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.