Dinâmicas “Linha do Tempo” e “Mapa Falado” no Núcleo do “Gramadinho”, Comunidade Quilombola do Varzeão em Doutor Ulysses/PR: um Relato de Experiência
PDF

Palavras-chave

Agroecologia
Remanescente de quilombo
Resgate de saberes

Como Citar

Hoeller, S. C., Quadros, D. A. de, Hanke, D., Abboud, K. Y., Silva, R. W. da, Francisco, M., Alves, M. C., & Macedo, R. L. (2009). Dinâmicas “Linha do Tempo” e “Mapa Falado” no Núcleo do “Gramadinho”, Comunidade Quilombola do Varzeão em Doutor Ulysses/PR: um Relato de Experiência. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8563

Resumo

O Quilombo do Varzeão encontra-se imerso em uma pobreza endêmica, num cenário de exuberância e diversidade natural e riqueza cultural, herdado de seus antepassados pela oralidade e prática de seus representantes mais velhos. O objetivo das atividades da “Linha do tempo” e “Mapa falado” foi o de realizar um diálogo participativo com a comunidade no que se refere aos elementos que caracterizam a sua história e a forma como estes compreendem o seu local, onde produzem e reproduzem a sua vida social. Com a experiência foi possível resgatar e reunir a memória dos Quilombolas, contribuindo à compreensão de sua lógica e na determinação participativa de como construir uma proposta aliada aos princípios da Agroecologia e da Economia.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.