A comercialização do pinhão de Araucaria angustifolia no Distrito de Taquara Verde, município de Caçador-SC.
PDF

Palavras-chave

Produto florestal não madeireiro
Araucaria angustifolia
comercialização

Como Citar

Vieira da Silva, C., Miguel, L. de A., & Reis, M. S. (2009). A comercialização do pinhão de Araucaria angustifolia no Distrito de Taquara Verde, município de Caçador-SC. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(2). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/8033

Resumo

Os produtos florestais não madeireiros (PFNM) têm sido uma alternativa para pequenos agricultores como adicional de renda em áreas com remanescentes florestais e também em sistemas agroflorestais. Este estudo aborda aspectos da comercialização do pinhão, um dos principais PFNM da Floresta Ombrófila Mista, no distrito de Taquara Verde, no município de Caçador-SC. Os resultados foram obtidos através de entrevistas semi-estruturadas com diversos atores envolvidos com a comercialização do pinhão. Este canal de comercialização caracteriza-se na região pela presença de muitos intermediários e pela presença de atores com papéis múltiplos. Os resultados demonstraram o elevado potencial do pinhão em aliar a conservação da araucária com uma fonte alternativa de renda.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são da autoria, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.