A confiança entre os agricultores no asseguramento do atributo ecológico de sua produção
PDF

Palavras-chave

confiança
economia dos custos de transação
agroecologia

Como Citar

Fornazier, A., & Pedrozo, E. A. (2010). A confiança entre os agricultores no asseguramento do atributo ecológico de sua produção. Revista Brasileira De Agroecologia, 5(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7951

Resumo

A produção de produtos denominados orgânicos ou ecológicos tem sido uma realidade, mas no processo de comercialização muitas vezes não se consegue caracterizar todos os atributos do produto. O objetivo deste trabalho foi de avaliar a percepção dos agentes envolvidos na produção e consumo de produtos oriundos da agricultura ecológica comercializados numa feira de produtos ecológicos de Porto Alegre, estado do Rio Grande do Sul, avaliando o processo através de alguns aspectos da Economia dos Custos de Transação (ECT). Dessa forma, busca-se descrever como a confiança entre os membros permite o desenvolvimento de uma relação de acreditação no asseguramento de uma dada característica do produto. O estudo do caso mostrou ter relações de confiança entre os agentes, confiança essa adquirida por uma maior freqüência nas relações, menor incerteza nas negociações devido a um processo de certificação participativa e a um ativo específico dentro de um determinado padrão.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.