Maricultura e meio ambiente: tecnologias, impactos e sustentabilidade
PDF

Como Citar

Freitas, R. R. de, Costa, K. G. da, & Silvestri, F. (2009). Maricultura e meio ambiente: tecnologias, impactos e sustentabilidade. Revista Brasileira De Agroecologia, 4(3). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7733

Resumo

No presente trabalho, apresentaremos a maricultura, vista como tecnologia de produção de alimento de origem marinha e possível alternativa para contribuir com a alimentação e superação da pobreza de grande parte da população, e suas implicações ambientais. Nós procuramos apresentar as diferentes tecnologias atualmente empregadas, bem como as alterações que a atividade pode causar no meio ambiente. Foi observado que a quantidade de impactos ambientais negativos se sobressai aos impactos positivos se a produção não for realizada de forma adequada e que os impactos ambientais positivos são benéficos dependendo do ponto de vista. Os estudos na área de maricultura são recentes, principalmente no Brasil. Assim a identificação de seus problemas focada nas possibilidades de correção ou redução das diferentes modalidades de impactos fazem parte da construção de uma metodologia mais adequada para o alcance da sustentabilidade tão desejada.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.