Seleção de indicadores, monitoramento e sistematização de experiências com homeopatia em unidades agrícolas familiares
PDF

Palavras-chave

homeopatia
agroecologia
famílias agrícolas
metodologia participativa
sustentabilidade

Como Citar

Andrade, F. M., Casali, V. W. D., & Cupertino, M. do C. (2010). Seleção de indicadores, monitoramento e sistematização de experiências com homeopatia em unidades agrícolas familiares. Revista Brasileira De Agroecologia, 5(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/7692

Resumo

A proposta de divulgar a homeopatia ao meio rural visa gerar de modo participativo tecnologias de manejo dos agrosistemas que prezem pela qualidade e conservação ambiental, pela produção de alimentos sadios e pela saúde da família agrícola. De alguns (as) agricultores (as) partiu a iniciativa de utilizar os recursos da homeopatia no cuidado das plantas, do solo, da água, dos animais e da família. Os (as) agricultores (as) têm relatado informações promissoras com a utilização dos preparados homeopáticos. Este trabalho teve por objetivo realizar a pesquisa participativa junto a seis unidades agrícolas de caráter familiar, localizadas nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, onde pelo menos um membro da família já tenha concluído o Curso de Homeopatia. Foi realizado o diagnóstico e as recomendações de manejo com homeopatia, por meio de metodologias participativas. As experiências locais foram descritas como estudo de caso, não havendo restrições. A família agrícola monitorou a experiência, durante o período de doze meses, por meio de observação contínua de indicadores de qualidade, pré-selecionados, sendo as informações anotadas periodicamente numa Cartilha de Diagnóstico. Neste período, foram aplicados questionários livres e entrevista semi-estruturada como ferramentas de resgate em trabalhos de etnociência. As informações foram sistematizadas e analisadas coletivamente. Os resultados sugerem que a inserção da homeopatia no manejo do agrossistema contribui com a flexibilidade, autonomia, emponderamento e criatividade das famílias agrícolas, que estabelece analogias e utiliza recursos locais. A homeopatia é eficiente ao substituir os agrotóxicos contribuindo com a saúde ambiental. Dentre os indicadores de qualidade alguns foram mais responsivos às intervenções com homeopatia e selecionados por serem de fácil avaliação no campo. A sistematização demonstrou ser essencial no processo construtivo do saber sobre ação do preparado homeopático na dinâmica de sistemas agrícolas com seus diversos componentes, contribuindo com a geração de tecnologias aplicáveis à agricultura familiar e, coerentes, com os preceitos do desenvolvimento rural sustentável.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.