Problematizando a formação de graduandos em extensão e educação popular: a experiência do Grupo Animais para Agroecologia

Autores

  • Paula Thais Prado da Silva UFRPE, Recife, PE - Brasil

Resumo

O presente resumo busca relatar a experiência vivenciada por estudantes extensionistas oriundos da Universidade Federal de Viçosa que, por sua vez, compõem o Grupo Animais para Agroecologia em atividades realizadas nos últimos dois anos nos municípios da Zona da Mata Mineira. Além de abordar as diferentes metodologias participativas e intervenções utilizadas pelo grupo que contam com a participação de agricultores e agricultoras em transição agroecológica, os métodos de formação interna que buscam a autonomia e empoderamento dos estudantes também fazem parte desta reflexão. Porém, viemos também reconhecer a urgência de uma nova postura institucional por parte do Conselho Federal de Medicina Veterinária, problematizando a revisão das Diretrizes Curriculares dos cursos de graduação em Medicina Veterinária em sua atualização mais recente, uma vez que a maioria dos integrantes do grupo são discentes do curso em questão e sentem a necessidade de maior valorização das suas ações quanto extensionistas populares.

Biografia do Autor

Paula Thais Prado da Silva, UFRPE, Recife, PE - Brasil

graduação em Agronomia (1990) e especialização em Educação Ambiental (1994) pela Universidade Federal de Mato Grosso e doutorado em Agroecologia, Sociologia y Desarrollo Rural Sostenible pela Universidade de Córdoba/Espanha (2007), reconhecido pelo Programa de Posgraduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Trabalhou ultimamente como consultora - Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil e no Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura em projetos voltados para a agricultura familiar vinculados ao Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário/Secretaria da Agricultura Familiar. Atualmente é professora de Extensão Rural na Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Downloads

Publicado

2018-08-10