Desempenho de variedades melhoradas e cablocas de arroz (Oryza sativa L.) em condições ambientais da baixada maranhense.

Autores

  • Leonardo de Jesus Machado Gois de Oliveira Universidade Estadual do Maranhão
  • Ivaneide de Oliveira Nascimento Universidade Estadual do Maranhão
  • José Ribamar Muniz Campos Neto Universidade Estadual do Maranhão
  • Erlen Keila Candido e Silva Universidade Estadual do Maranhão
  • Antonia Alice Costa Rodrigues Universidade Estadual do Maranhão

Resumo

Este trabalho objetivou avaliar o desempenho das diferentes variedades de sementes cablocas e melhoradas de arroz quanto germinação e posteriormente a altura das plantas em campo experimental da Fazenda Escola de São Bento – MA. Foram utilizadas sementes de espécies melhoradas e cablocas de arroz (Agulha Vermelha, Primavera, Arroz Branco, Palha Murcha, Esmeralda, Sertaneja, BR Irga 420, Serra Dourada, Lajeado Liso e Arariba). As variedades melhoradas Primavera e Serra Dourada tiveram as maiores médias de germinação em campo na Baixada Maranhense não diferindo das variedades Esmeralda, BR Irga 420 e Sertaneja, todas essas variedades melhoradas. Não havendo diferença estatística quanto ao tamanho de plantas após germinação no campo. O desempenho das variedades melhoradas, sobretudo na germinação foi evidente em relação as variedades cablocas.

Biografia do Autor

Leonardo de Jesus Machado Gois de Oliveira, Universidade Estadual do Maranhão

Estudante de Engenharia Agronomica da Universidade Estadual do Maranhão

Referências

ARAÚJO, E. S. Caracterização molecular através da RAPD e análise das proteínas de reserva em grãos de variedades locais de arroz do Maranhão, Rio de Janeiro. 2006. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2006.

CONAB, COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO. Acompanhamento de safra brasileira: grão, maio, 2013. CONAB. Brasília: CONAB, 2013, 36p.

FERRAZ JÚNIOR, A. S. S. de L. Estudo do teor de proteína e eficiência no uso de N em cultivares de arroz (Oryza sativa L.), Rio de janeiro. 1993. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 1993.

PEREIRA, J. A. Cultura do arroz no Brasil: subsídios para a sua história. Teresina, Embrapa Meio – Norte, 2002. 226 p.

Downloads

Publicado

2016-05-15

Edição

Seção

IX CBA 3. Sistemas de Produção Agroecológica.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>