Produção de minimilho e estigmas de milho em sistema orgânico de produção

Autores

  • Ana Amélia dos Santos Cordeiro Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG - Câmpus Arinos
  • Marinete Bezzera Rodrigues Autônoma
  • Murilo Gonçalves Júnior Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ
  • José Gulherme Marinho Guerra Embrapa Agrobiologia
  • Ednaldo da Silva Araújo Embrapa Agrobiologia

Palavras-chave:

Baby Corn, Estigmas de Milho, Agroecologia

Resumo

Minimilho é o nome dado à espigueta do milho ainda imatura, 2-3 dias após a emissão do estilo-estigma e não polinizada. Ele pode ser utilizado como estratégia para inserção da adubação verde em sistema de produção de hortaliças. O presente estudo teve como objetivo avaliar a produtividade de minimilho, estimas de milho e palha das espigas de milho, em monocultivo e em consórcio com mucuna verde. O trabalho experimental foi conduzido na área do Sistema Integrado de Produção Agroecológica-SIPA (Fazendinha Agroecológica Km 47), localizado em Seropédica – RJ. Não foram observadas diferenças estatísticas entre os tratamentos, em relação a produtividade das miniespigas e estigmas de milho. A exportação de nutrientes devido à colheita de “miniespigas” e dos estigmas é baixa, podendo ser considerada inexpressiva no balanço parcial de nutrientes no sistema de produção proposto e não diferem entre os tratamentos.

Biografia do Autor

Ana Amélia dos Santos Cordeiro, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG - Câmpus Arinos

Licenciada em Ciências Agrícolas e Mestre em Fitotecnia / Agroecologia pela UFRRJ

Marinete Bezzera Rodrigues, Autônoma

Engenheira Agrônoma e mestre em agricultura orgânica pela UFRRJ

Murilo Gonçalves Júnior, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Doutorando do Curso de Pós Graduação em Fitotecnia CPGF UFRRJ

José Gulherme Marinho Guerra, Embrapa Agrobiologia

Engenheiro Agrônomo, Dr. em Ciências do Solo, Pesquisador da CNPAB.

Ednaldo da Silva Araújo, Embrapa Agrobiologia

Engenheiro Agrônomo, Dr. em Ciências do Solo, Pesquisador da CNPAB.

Referências

CORDEIRO, A. A. S. Manejo de espécies de cobertura do solo antecedendo o cultivo orgânico de repolho. Seropédica, UFRRJ, 2012. 71p. (Dissertação, Mestrado em Fitotecnia, Agroecologia).

CORRÊA, A. L. Adubação verde com crotalária consorciada ao milho com colheita de espigas imaturas antecedendo a alface e a couve-folha sob manejo orgânico. Seropédica, UFRRJ, 2011. 78p. (Dissertação, Mestrado em Fitotecnia, Agroecologia).

JESUS, V. P. Produção de minimilho (Zea mays l.) em diferentes sistemas de manejo. 2009, 59p. Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal”). Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Campos dos Goytacazes – RJ.

LANA, L. O. Avaliação de diferentes genótipos de milho com potencial para produção de minimilho e fitomassa para adubação verde. Seropédica, RJ. 2011. 31p. Monografia (Curso de Graduação em Agronomia) - UFRRJ. Seropédica.

PEREIRA FILHO, I. A.; CRUZ, J. C. Manejo Cultural de Minimilho. Sete Lagoas: EMBRAPA-CNPMS, 2001. 4p. (Circula Técnica, 07).

PEREIRA FILHO, I. A.; CRUZ, J. C.; QUEIROZ, V. A.; CAXITO, A. M.; LEITE, C. E. P.; CARMO, Z. C. Avaliação de Cultivares de Milho Visando à Produção de Minimilho na Região Norte do Estado de Minas Gerais. Sete Lagoas: EMBRAPA-CNPMS, 2009. 4p. (Circula Técnica, 131).

PEREIRA FILHO, I. A.; GAMA, E. E. G. & CRUZ, J. C. Minimilho: Efeito de densidade de plantio e cultivares na produção e em algumas características da planta de milho. Pesquisa em Andamento. Nº 23. 1998.6p

Downloads

Publicado

2016-05-15

Edição

Seção

IX CBA 3. Sistemas de Produção Agroecológica.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)