Desenvolvimento, mobilidade e mercado: o contexto socioeconômico de pescadores do lago de Tucuruí/PA.

Autores

  • cleide lima de souza Universidade Federal do Pará

Resumo

Este artigo descreve o contexto socioeconômico que permeia a vida de pescadores artesanais do Lago de Tucuruí. Atingidos a priori pela alteração do rio em Lago findam arcando com o ônus do isolamento gerado pelas Ilhas e que dificulta a mobilidade. Desse modo, a restrição e aos recursos pesqueiros pela apropriação de ilhas, a inviabilidade nos locais de acesso comum por conta da falta de equipamento e, sobretudo, a dificuldade do escoamento os colocam numa relação de total vulneralibidade dependência econômica. Por meio de um mapeamento nas localidades pesqueiras e entrevista com pescadores e presidentes de colônia se averiguou a dinâmica que marca as condições do comercio pesqueiro.

Biografia do Autor

cleide lima de souza, Universidade Federal do Pará

Doutoranda em Ecologia Aquática e Pesca - PPGEAP

Referências

CINTRA, I. H. A; JURAS, Anastácio Afonso; LUDOVINO, Rui Manuel Rosário. A pesca na área de influência da Usina Hidrelétrica de Tucuruí - Estado do Pará. Boletim Técnico-Científico do CEPNOR, Belém, v. 4, n.1, p. 77-88, 2004.

MAGALHÃES, Sônia Barbosa. Lamento e Dor. Uma análise sócio-antropológica do deslocamento compulsório provocado pela construção de barragens. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Universidade Federal do Pará/Université de Paris, 2007. Tese de Doutorado.

RAVENA, N; RAVENA-CAÑETE, V; SOUZA, Cleide. L.de; RAVENA, T. Lições não Aprendidas: Hidrelétricas, Impactos Ambientais e Política de Recursos Hídricos. Papers do NAEA (UFPA), v. 10, p. 1-17, 2009.

SANTOS, Antônio Carlos Magalhães. Os Parakanã: Quando o rumo da estrada e o curso das águas perpassam a vida de um povo. Dissertação de mestrado em antropologia social. USP, 1982.

SOUZA, Ângela Maria. “Os Trabalhadores da Amazônia Paraense e as Grandes Barragens”, in SANTOS, Leinad Ayer; ANDRADE, Lucia M.M. (orgs.). As hidrelétricas do Xingu e os povos indígenas. São Paulo: Comissão Pró-Índio de São Paulo, 1988.

Downloads

Publicado

2016-05-15

Edição

Seção

IX CBA 2. Estratégias de Desenvolvimento Socioeconômico.