Efeito de tratamentos homeopáticos sobre a mancha de alternaria em tangerina ‘Dancy’

Autores

  • Aldair José Martins de Oliveira Universidade Estadual da Paraíba-UEPB
  • Thulio Antunes Arruda Universidade Estadual da Paraíba-UEPB
  • Élida Barbosa Correa Universidade Estadual da Paraíba-UEPB
  • Vilma Barbosa Santos Universidade Estadual da Paraíba-UEPB

Resumo

Alternaria alternata f.sp citri é o fungo causador da mancha de alternária em tangerina, doença que reduz a produção em pomares de cultivares suscetíveis quando não manejada. Devido aos danos provocados pela mancha de alternária e a importância de estudos relacionados ao manejo alternativo, o objetivo do trabalho foi avaliar o efeito de compostos homeopáticos (Staphysagria e Sulphur, a 12CH) no controle de mancha de alternaria em folhas e frutos de tangerina ‘Dancy’. A avaliação do controle da doença foi realizada aplicando-se Staphysagria e Sulphur, ambos os a 12CH, em frutos e folhas jovens de tangerina ‘Dancy’. No estudo com folhas da tangerina a aplicação dos compostos homeopáticos não controlou doença. Staphysagria a 12CH controlou a doença em frutos, apresentando potencial para utilização no campo.

Biografia do Autor

Aldair José Martins de Oliveira, Universidade Estadual da Paraíba-UEPB

Graduado em Ciências Agrárias, Universidade Federal da Paraíba-UFPB, EAD. Técnico em Agropecuária, Universidade Estadual da Paraíba-UEPB, Graduação em Licenciatura em Química, cursando, Universidade Estadual da Paraíba-UEPB.

Referências

BONATO, C.M. et al. Homeopatia simples: alternativa para agricultura familiar. Marechal Cândido Rondon, PR: Líder, 2007. 36 p.

Downloads

Publicado

2016-05-16