Educação ambiental e implantação de horta escolar

Autores

Resumo

A Horta Escolar possui a finalidade de intervir na cultura alimentar e nutricional de crianças e jovens de escolas e comunidades do seu entorno, que através de práticas agroecológicas incorporam a alimentação nutritiva e saudável no dia-a-dia. O presente estudo obteve a duração total de um ano, sendo que os seis primeiros meses foram de palestras e conversas e posteriormente a prática, com a utilização de adubo orgânico e terra preta, os/as estudantes realizaram o plantio em uma bandeja de incubação as sementes de pimentão, pepino, couve e alface. Sendo que as sementes de coentro foram semeadas diretamente ao solo pela manhã e regadas três vezes ao dia. Esta atividade possibilitou as/aos envolvidos à aproximação com a natureza e o discernimento entre o modo de se produzir de forma sustentável. O aproveitamento foi de 100%, pois não houve afastamento das crianças e mesmo ao término do projeto, que teve continuidade, pois foi baseado na autogestão e possibilitou o trabalho em conjunto com as/os estudantes e professoras/es.

Biografia do Autor

Geyse Maria Machado Lima, UFRA (Universidade Federal Rural Rural da Amazônia)

Estudante de Zootecnia

Wilson Amaro Moreira Conde Sobrinho, UFRA (Universidade Federal Rural Rural da Amazônia)

Estudante de Zootecnia

José Itabirici de Souza Junior, UFRA (Universidade Federal Rural Rural da Amazônia)

Professor na Intituição

Referências

BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Lex: Coletânea de Legislação e Jurisprudência, Brasília, 27 de abril de 1999; 178º da Independência e 111º da República. Legislação Federal e marginalia.

Caporal, F. R.; Costabeber, J. A. Análise multidimensional da sustentabilidade: uma proposta metodológica a partir da agroecologia. Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, Porto Alegre, v.3, n.3, p.70-85, jul./set. 2002.

FARIA, C. Cooperativismo. Disponível em: <http://www.infoescola.com/sociologia/cooperativismo/>. Acessado em 20 abril 2015

Downloads

Publicado

2016-05-16

Edição

Seção

IX CBA 5. Construção do Conhecimento Agroecológico