Contribuição Teórica para Mitigação da Desertificação

Autores

  • Diego Teixeira de Araújo Universidade Federal do Ceará
  • Vládia Pinto Vidal de Oliveira Universidade Federal do Ceará
  • Saori Takahashi Universidade Federal do Ceará
  • Tasso Ivo de Oliveira Neto
  • Iana Barbara Oliveira Viana Lima Universidade Federal do Ceará

Resumo

O presente trabalho faz parte da dissertação de mestrado ainda em desenvolvimento intitulada: Análise dos indicadores de degradação e desertificação no município de Parambu - CE. Tem-se como principal objetivo neste artigo fazer uma breve contextualização do processo de desertificação no Brasil e apontar possíveis soluções para a problemática. O método da pesquisa abordado na dissertação é a análise geossistêmica, No entanto, a metodologia utilizada no presente artigo se constitui como revisão bibliográfica sobre a temática. Como resultado da análise realizada, chega-se à compreensão de que existe a necessidade de se quebrar os paradigmas atuais de produção no semiárido nordestino. Desta forma, a agroecologia seria usada para obter respostas do que deve ser feito para se alterar as formas de produção não harmônicas com o meio e a reforma agrária seria a resposta de como se deve organizar a estrutura agrária no campo.

Biografia do Autor

Diego Teixeira de Araújo, Universidade Federal do Ceará

Graduado em licenciatura plena em Geografia pela Universidade Federal do Ceará. Encontra-se atualmente vinculado ao Laboratório de Pedologia, Análise Ambiental e Desertificação LAPED da Universidade federal do Ceará. É mestrando pelo programa Pós-Graduação em desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA -UFC

Referências

ARAÚJO, Diego Teixeira de; OLIVEIRA, Vladia Pinto Vidal de. Desertificação no Ceará. in: Encontro Nacional de Geógrafos: entre escalas, poderes, ações, geografias, Belo Horizonte 2012.

CEARA, Programa de Ação Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca – PAE – CE, Fortaleza, MMA, 2010.

CONTI, José Bueno. Desertificação nos trópicos: Proposta de metodologia de estudo aplicada ao Nordeste Brasileiro. 1995. 175f. Tese (Livre Docência). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. São Paulo, 1995.

OLIVEIRA, Vládia Pinto Vidal de. In: SILVA, José Borzacchiello da; DANTAS, Eustógio Wanderlei Correia; ZANELLA, Maria Elisa; MEIRELES, Antonio Jeovah de Andrade (orgs). Litoral e sertão, Fortaleza: Expressão Gráfica, 2006

TRIGUEIRO, E. R. C. Vulnerabilidade aos processos de degradação/desertificação no município de Tauá-ce. estudo de caso: Escola Agrícola de Tauá. 2003, 145f. Dissertação. Universidade Federal do Ceará, 2003.

UNITED NATIONS. Convenção das Nações Unidas para o Combate a Desertificação nos Países Afetados por Seca Grave e/ou Desertificação, Particularmente na África. Brasília. MMA. 1998.

Downloads

Publicado

2016-05-15

Edição

Seção

IX CBA 1. Sócio biodiversidade e Território.