Imersão no meio rural: uma experiência na comunidade do Rio Itamimbuca em Igarapé-Miri-PA

Autores

  • Silviane Messias da Rocha IFPA-Campus Castanhal
  • Raquel De Jesus Costa IFPA-Campus Castanhal
  • Aldrin Mário da Silva Benjamim IFPA-Campus Castanhal
  • Hemelyn Soares das Chagas IFPA-Campus Castanhal
  • Maria Adalgisa Gomes Lima IFPA-Campus Castanhal

Resumo

Este relato de experiência faz referência ao estágio supervisionado de imersão no meio rural vivida na propriedade da família do Sr. Orivaldo Lobato e da Sra. Valdirene Lobato caracterizados como ribeirinhos, por meio da abordagem sistêmica, operacionalizada através de metodologias participativas, na Ilha Mutirão, especificamente na comunidade do rio Itamimbuca localizada no território do Baixo Tocantins, no município de Igarapé-Miri - Pará no período de 09 a 17 de Dezembro de 2014. Essa experiência teve como finalidade a imersão no meio rural dos educandos que acompanharam as atividades desenvolvidas e a forma como a família pratica e se envolve na agricultura a partir da vivência da dinâmica cotidiana do sistema família estabelecimento. A vivência realizada a partir desse estabelecimento agrícola possibilitou uma visão ampliada e contextualizada da realidade concreta, além de reflexões profundas entre os elementos teóricos e o cotidiano desses sujeitos sociais.

Biografia do Autor

Silviane Messias da Rocha, IFPA-Campus Castanhal

Discente do curso de Engenharia Agronômica-IFPA-Campus Castanhal

Raquel De Jesus Costa, IFPA-Campus Castanhal

Formada em Técnica Agropecuária-IFPA-Campus Castanhal. Discente do curso de Engenharia Agronômica-IFPA-Campus Castanhal

Aldrin Mário da Silva Benjamim, IFPA-Campus Castanhal

Professor-IFPA-Campus Castanhal

Hemelyn Soares das Chagas, IFPA-Campus Castanhal

Discente do curso de Engenharia Agronômica-IFPA-Campus Castanhal

Maria Adalgisa Gomes Lima, IFPA-Campus Castanhal

Discente do curso de Engenharia Agronômica-IFPA-Campus Castanhal

Referências

CASTRO, F. de. Economia familiar cabocla na várzea do Médio-Baixo Amazonas. In: ADAMS, C.; MURRIETA, R. S. (Org.). Sociedades caboclas Amazônicas: modernidade e invisibilidade. In Press. 2002.

NEVES, Delma Pessanha. Os Agricultores de Várzea no Médio Solimões: Condições Socioambientais de Vida. In: LIMA, D. (Org.). Diversidade socioambiental nas várzeas dos rios Amazonas e Solimões: perspectivas para o desenvolvimento da sustentabilidade. Manaus: IBAMA/ProVárzea, 2005.

QUEIROZ, D. T. VALL, J. SOUZA, Â. M. A. VIEIRA, N. F. C. Observação participante na pesquisa qualitativa: conceitos e aplicações na área da saúde. Rev. Enferm. UERJ, Rio de Janeiro, 2007. p. 276.

REIS, Adebaro, Alves. Estratégias de desenvolvimento local sustentável da pequena produção familiar na várzea do município de Igarapé-Miri (PA). Dissertação de mestrado. Orientadora Oriana Trindade Almeida. – 2008.

TRECSO. Termo de referencia para estagio curricular supervisionado obrigatório. Coordenação de Estágio Supervisionado-COES. Castanhal: IFPA, 2011. (MIMEO).

VERDEJO, M. E. Diagnóstico rural participativo: guia prático DRP. Ministério do Desenvolvimento Agrário, Secretaria da Agricultura Familiar, 2006.

Downloads

Publicado

2016-05-20

Edição

Seção

IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)