Levantamento e análise dos custos da atividade leiteira em unidades de produção convencional e em fase de transição Agroecológica em municípios da Cantuquiriguaçu, PR

Autores

  • Pedro Ivan Christoffoli Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

O leite é importante fonte de renda e garante a subsistência de grande parcela da agricultura familiar. Este trabalho teve como objetivo comparar custos de produção leiteira nos sistemas de produção em transição agroecológica (ST) e sistemas de produção convencional (SC) na região da Cantuquiriguaçu-PR. A metodologia utilizada foi estudo comparativo de casos, mediante amostragem não aleatória, por julgamento. Identificou-se que os produtores pertencentes ao grupo do ST apresentaram custo médio ponderado anual do leite de R$0,34 e o SC de R$0,58. Os dados da pesquisa evidenciam que o ST apresenta melhores resultados financeiros aos agricultores familiares. A alimentação dos animais foi o item de maior peso no custo do leite durante todo ano no SC.

Biografia do Autor

Pedro Ivan Christoffoli, Universidade Federal da Fronteira Sul

professor dos cursos de Agronomia e Ciências Econômicas. Campus Laranjeiras do Sul

Referências

BORCHARDT, I. Desenvolvimento de Metodologia para Elaboração de Custos de Produção das Principais Culturas Exploradas em Santa Catarina. Florianópolis: ICEPA, p.67, 2004.

IBGE. Censo Agropecuário 1995/96. Rio de Janeiro: IBGE, 2009.

NEVES, J.L. Pesquisa Qualitativa - Características, usos e possibilidades. Caderno de Pesquisa em Administração. São Paulo, v.1, n 3, 2º sem.1996.

ROVER, O.J. & ANCHAU, C.T. A agroecologia e as estratégias de desenvolvimento de três redes cooperativas de produção de leite. Revista Brasileira de Agroecologia. v.8, n.1. 2013. Disponível em: <http://orgprints.org/24477/1/ROVER,%20Oscar%20Jos%C3%A9_A%20agroecologia%20e%20as%20estrat%C3%A9gias%20de%20desenvolvimento%20de%20tr%C3%AAs.pdf> acesso em 27 abril 2015.

SOUZA, L. L., & ERPEN, J. G. Viabilidade Econômica e Técnica da Produção de Leite a Pasto no Assentamento Antonio Tavares: em Transição para Sistema Agroecológico e Convencional no Município de São Miguel do Iguaçu–PR. Revista Brasileira De Agroecologia, v. 4, n. 2, 2009.

Downloads

Publicado

2016-05-15

Edição

Seção

IX CBA 2. Estratégias de Desenvolvimento Socioeconômico.