Do convencional ao orgânico: uma experiência de transição agroecológica no município de Hidrolândia-GO

Autores

  • Ângela Maria Martins Peixoto Universidade Federal de Goiás

Resumo

O relato de experiência versará sobre a visita em uma propriedade rural certificada como orgânica, localizada no município de Hidrolândia, no estado de Goiás. O objetivo do trabalho consistiu em investigar o funcionamento do sistema de produção de alimentos orgânicos em uma propriedade certificada, conhecendo suas atividades e as formas de manejo dentro das práticas agroecológicas. Durante esse contato, foi possível compreender de que forma ocorre o processo de transição agroecológica, quais são seus benefícios e as dificuldades enfrentadas, além de permitir observar o modo de organização da propriedade, que apresenta uma grande diversidade de espécies como tomate, feijão, arroz, café, dentre outras. A partir dessa experiência, pode-se concluir que na prática o sistema de produção agroecológico é exequível, transformando-se em um modo de vida que tem garantido a reprodução socioeconômica das famílias.

Biografia do Autor

Ângela Maria Martins Peixoto, Universidade Federal de Goiás

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2013) e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Estudos Socioambientais (IESA) da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Referências

BRASIL. EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). Marco Referencial em Agroecologia. 2006. 31p. Disponível em:< http://wp.ufpel.edu.br/consagro/files/2010/10/EMBRAPA-Marco-Referencial-Agroecologia.pdf >. Acesso em 12 out. 2013.

FEIDEN, Alberto. Agroecologia: introdução e conceitos. In: AQUINO, Adriana Maria de; ASSIS, Renato Linhares. Agroecologia: Princípios e Técnicas para uma Agricultura Orgânica Sustentável. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2005. Disponível em: < http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/recursos/AgrobCap2ID-upGSXszUrp.pdf>. Acesso em 13 out. 2013.

Downloads

Publicado

2016-05-20

Edição

Seção

IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências