Agroecologia e organização social: o caso da associação Agroecológica de Produtores e Produtoras Rurais do Arapepó- AAPRAS, Salinópolis/ PA.

Autores

  • Amanda Rayana da Silva Santos instituto federal do pará-campus castanhal
  • Alciene Oliveira Felizardo instituto federal do pará-campus castanhal
  • Wagner Luiz Nascimento do NASCIMENTO instituto federal do pará-campus castanhal
  • John Clayton do Vale MODESTO instituto federal do pará-campus castanhal
  • Aldrin Mario da Silva BENJAMIN instituto federal do pará-campus castanhal

Resumo

Objetivo deste trabalho é demonstrar as fragilidades relacionadas a (in) formações presentes na organização social de uma comunidade rural do município de Salinópolis, Pará, de modo a evidenciar os desafios a serem superados por esses atores do meio rural. A pesquisa foi viabilizada por ações de incubação da Incubadora Tecnológica de Desenvolvimento e Inovação de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (INCUBITEC – IFPA Campus Castanhal), utilizou-se ferramentas de Diagnóstico Rural Participativo (DRP) como: Entrevista semiestruturada; Observação direta; Caminhada transversais. A pesquisa apontou como fragilidade no fluxo de (in)formação, os sócios precisam entender a organização a qual fazem parte, ações realizadas, as relações institucionais, objetivo a ser alcançado, o grande desafio gira em torno de se pensar ações que tentem fortalecer o diálogo entre associados e a organização, no sentido de melhorar o fluxo de (in) formações.

Biografia do Autor

Aldrin Mario da Silva BENJAMIN, instituto federal do pará-campus castanhal

Professor do instituto federal do pará-campus castanhal

Referências

GUANZILORE, C.R.; CARDIM, S.E.CS. Novo retrado da agricultura familiar: o Brasil redescoberto. FAO/INCRA. Brasília. 2000. 73p.

MORESI, Eduardo. Metodologia da Pesquisa. Universidade Católica de Brasília – UCB. Brasília – DF Mar 2003.

POSEY, D. Etnobiologia: teoria e prática. In: RIBEIRO, B. Suma Etnológica Brasileira.Etnobiologia. 2 ed. Petrópolis: Vozes/FINEP, 1987. p. 15-25.

SILVEIRA, T. L. N. Gestão Prática de Associações de Desenvolvimento Rural 1. Organização de Associações. ASPTA (MÍMEO). Rio de Janeiro, Setembro de 1992.

VERDEJO, M. E. Diagnóstico rural participativo: guia prático DRP. Brasília: MDA/2010.

Downloads

Publicado

2016-05-15

Edição

Seção

IX CBA 2. Estratégias de Desenvolvimento Socioeconômico.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>