Calendário sazonal para avaliação da produção de forragem e redesenho de sistema agrossilvipastoril

Autores

  • Francisco Eden Paiva Fernandes Eden Fernandes Embrapa Caprinos e Ovinos
  • Bárbara Karen Marques Mendes
  • Jorge Luís de Sales Farias
  • Cellyneude de Souza Fernandes
  • Maria Evilene de Araújo

Resumo

Objetivou - se com este trabalho descrever o uso do calendário sazonal na avaliação da produção de forragem e redesenho de sistema agrossilvipastoril. As informações foram obtidas por meio de técnica qualitativa de pesquisa. Agricultores familiares participaram da elaboração do calendário. A forragem ficou em segundo lugar quanto à sua avaliação anual em relação aos demais produtos e serviços do sistema agrossilvipastoril. O calendário sazonal influenciou na mudança de comportamento e atitudes dos agricultores. A produção de forragem no sistema agrossilvipastoril contribui na estabilidade produtiva, mas este fim depende do redesenho considerando as demais características do agroecossistema.

Biografia do Autor

Francisco Eden Paiva Fernandes Eden Fernandes, Embrapa Caprinos e Ovinos

Zootecnista, Analista da Embrapa, Setor de Transferência de Tecnologia, Atua em Agroecologia, Convivência com o Semiárido, Manejo da Caatinga, Sistemas Agroflorestais

Referências

CASTRO, A. P.; FRAXE, T.J.P.; SANTIAGO, J.L.et al. Os sistemas agroflorestais como alternativa de sustentabilidade em ecossistemas de várzea no Amazonas. Acta Amaz. v.39, n.2, p. 279-288, 2009.

COSTA, J.V.S.; VIEIRA, D.A.S.; COSTA, D. et al. Calendário sazonal como método de avaliação do consumo alimentar das famílias em assentamentos rurais. IV Reunião de Biofortificação. Teresina Piauí – 2011.

LIMA, J.S.; SALES, M.J.D.; SILVA, T.B. et al. Estrutura e propriedades do agroecossistema “vida verde” em Itabaiana (SE). Rev. Geografia (Londrina), v.20, n.2, p. 85-98, 2011.

MENDONÇA, M.A.F.C.; DAL SOLGLIO, F. Abordagem de redes sociotécnicas e de inovações aplicadas aos processos de monitoramento de sustentabilidade em sistemas de manejo agroecológico. Cadernos de Agroecologia. v.6, n.2, 2011.

TRIPP, D. Pesquisa-ação: Uma introdução metodológica. Revista Educação e Pesquisa. v.31, n.3, p. 443-466, 2005.

Downloads

Publicado

2016-05-16

Edição

Seção

IX CBA 5. Construção do Conhecimento Agroecológico

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)