Manejo de açaizais nativos no município de Inhangapí - Pará

Autores

  • Héder Carneiro Anselmo Instituo de Estudo Superior da Amazônia - IEZAM
  • Daiane Cecília Figuredo Moreira Instituto de Estudo Superior da Amazônia - IEZAM
  • Luiz Augusto Silva de Sousa Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
  • Andréia Costa de Sousa Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA

Resumo

A atividade de manejo de açaizais nativos consiste basicamente em fazer um desbaste da vegetação, limpeza de touceiras, adensamento do açaizal e enriquecimento da vegetação com essências florestais. Esse trabalho foi conduzido no município de Inhangapí-Pará, em comunidades rurais com potencial extrativista, localizadas a beira do rio Guamá e rio Inhangapí. As atividades foram iniciadas através de reunião com as lideranças comunitárias, tendo como pauta principal instigar sobre as práticas de manejo de açaizais nativos. As comunidades ribeirinhas que participaram do estudo foram: Arajó, Boa vista, Cariru, Serraria, Tapera e Livramento. Após as reuniões comunitárias as famílias interessadas a participar da pesquisa foram selecionadas e instruídas a adotarem uma área de 1,0 hectare como unidade de coleta de dados em sua propriedade. 117 famílias foram selecionadas, com a análise dos dados coletados por essas famílias foi observado que o manejo de açaizais nativos é uma fonte economicamente viável e ecologicamente correta, pois além de gerar rendimentos para populações tradicionais conserva o meio ambiente. Através de 117 famílias, observou-se que a produtividade de frutos de açaí por hectare obtida foi de 317,3 rasas. As comunidades de Arajó, Cariru e Boa vista demonstraram um rendimento anual/núcleo familiar de R$ 19.038,00. As comunidades de Serraria, Tapera e Livramento apresentaram um rendimento anual familiar de R$ 4.759,50, ambos rendimentos oriundos do manejo de açaizais nativos. Essa diferença pode estar relacionada com fenologia dos açaizeiros devido se desenvolverem em áreas distintas.

Biografia do Autor

Héder Carneiro Anselmo, Instituo de Estudo Superior da Amazônia - IEZAM

Discente

Daiane Cecília Figuredo Moreira, Instituto de Estudo Superior da Amazônia - IEZAM

Discente

Luiz Augusto Silva de Sousa, Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA

Professor Doutor na Área de Biologia Vegetal da UFRA campus de Capitão Poço.

Andréia Costa de Sousa, Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA

Professora Dra. do ISAH/UFRA

Referências

GLIESSMAN, STEPHEN R. Agroecologia: Processos Ecológicos em Agricultura Sustentável-2.ed.-Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS,2001.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE, Censo Agropecuário, Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação, 2006

NOGUEIRA, OSCAR LAMEIRA. Manejo de Açaizais Nativos. Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias/EMBRAPA, 2002.

SECRETARIA ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n° 53/2010.

Downloads

Publicado

2016-05-17

Edição

Seção

IX CBA 8. Biodiversidade e Bens Comuns.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)