A contribuição da UFAM para a construção do conhecimento agroecológico no Amazonas: a Universidade como intermediária nas trocas de saberes

Autores

  • Janaina Aguiar Universidade Federal do Amazonas e Universitè Lumière Lyon 2
  • Therezinha de Jesus Pinto Fraxe Universidade Federal do Amazonas
  • Marinete da Silva Vasques Universidade Federal do Amazonas
  • Jozane Lima Santiago Universidade Federal do Amazonas
  • Albejamere Pereira Castro Universidade Federal do Amazonas
  • Francimara Souza Costa Universidade Federal do Amazonas

Resumo

As práticas agrícolas tradicionais têm sido aos poucos substituídas por técnicas modernas que colocam em risco a manutenção da agrobiodiversidade, principalmente nas comunidades próximas à grandes centros urbanos. A UFAM, através do Núcleo de Socioeconomia, desenvolve projetos de pesquisa e extensão agroecológica com o objetivo de identificar e aprimorar as práticas agrícolas locais e inovadoras, a partir do intercâmbio de conhecimentos entre os pesquisadores e os agricultores. Além de estimular o aprimoramento dos aspectos técnico-agronômicos, busca-se fortalecer e incentivar a organização social dos agricultores, por meio da Agroecologia e dos processos de transição agroécologicos. Os resultados evidenciaram que as comunidades que vivem entre as cidades e as florestas criam, de forma contínua, condições inovadoras capazes de sustentar a produção agrícola, sua reprodução social e o desenvolvimento de saberes e práticas que são aprimoradas ao longo das gerações.

Biografia do Autor

Janaina Aguiar, Universidade Federal do Amazonas e Universitè Lumière Lyon 2

Doutoranda em Agronomia Tropical pela Universidade Federal do Amazonas em co-tutela com a Universitè Lumière Lyon 2

Therezinha de Jesus Pinto Fraxe, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Sociologia, Profa. da Faculdade de Ciências Agrárias da UFAM, do Departamento de Ciências Fundamentais e Desenvolvimento Agrícola. Também coordenadora o Núcleo de Socioeconomia da Universidade Federal do Amazonas

Marinete da Silva Vasques, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Agronomia Tropical e Pesquisadora do Núcleo de Socioeconomia da UFAM

Jozane Lima Santiago, Universidade Federal do Amazonas

Doutoranda em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade no Amazonas e Professora da Faculdade de Ciências Agrárias da UFAM, do Departamento de Ciências Fundamentais e Desenvolvimento Agrícola.

Albejamere Pereira Castro, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Agronomia Tropical e Professora da Faculdade de Ciências Agrárias da UFAM, do Departamento de Ciências Fundamentais e Desenvolvimento Agrícola.

Francimara Souza Costa, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos e Professora do Departamento de Ciências Fundamentais e Desenvolvimento Agrícola.

Referências

BÉGUIN, P., PUEYO, V. Quelle place au travail des agriculteurs dans la fabrication d’une agriculture durable. Pistes. Montréal, vol. 13, n. 1, pp. 1- 21, 2011.

PEREIRA, H. S. A dinâmica da paisagem socioambiental das várzeas do rio Solimões-Amazonas. FRAXE, T. J. P; PEREIRA, H. S.; WITKOSKI, A. C. (Orgs.) Comunidades ribeirinhas amazônicas: modos de vida e uso dos recursos naturais. Manaus: EDUA, 2007. Pp. 11-32.

RICHERS, B. T. T. Agricultura migratória em ambientes de várzea na Amazônia central: ameaça ou sistema integrado? UAKARI, Belém, v.6, n.1, p.27-37, jun. 2010.

THIOLLENT. Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 12ª ed. São Paulo: Cortez, 2003.

VERDEJO, M. E. Diagnóstico Rural Participativo: guia prático DRP. Brasília, DF: MDA/ Secretaria de Agricultura Familiar, 2006. 62 p.

Downloads

Publicado

2016-05-16

Edição

Seção

IX CBA 5. Construção do Conhecimento Agroecológico

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>