Invertendo papéis e fortalecendo as práticas agroecológicas no campo: trocas de experiências entre agricultores familiares e alunos do IFAM Campus Tabatinga

Autores

  • Elenilson Silva de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM
  • Rogério Ferreira Nakauth Instituto Federal do Amazonas, Campus Tabatinga.
  • Maércio de Oliveira Costa Instituto Federal do Amazonas, Campus Tabatinga.
  • Ercivan Gomes de Oliveira Instituto Federal do Amazonas, Campus Tabatinga.
  • José Rodrigues Associação dos Produtores Rurais da Comunidade Urumutum Tacana.

Resumo

As práticas agroecológicas na agricultura familiar vem se tornando um modelo de agricultura com base ecológica muito comum, contrapondo-se ao avanço do agronegócio, centrado na monocultura e na dependência de insumos agrícolas. Este trabalho tem como objetivo relatar experiências de práticas agroecológicas envolvendo alunos do Curso Técnico em Agropecuária na modalidade PROEJA Indígena e do Curso FIC/PRONATEC Agricultor Familiar, do IFAM Campus Tabatinga. As atividades práticas aconteceram na Comunidade Indígena de Umariaçu II, e na Comunidade Novo Paraíso, em Tabatinga-Am. Este relato de experiência torna-se relevante pois as atividades realizadas proporcionaram a troca de experiências no campo, a inversão de papéis, onde ao mesmo tempo, como alunos e agricultores familiares, vivenciaram-se conhecimentos comuns e novos conhecimentos sobre vivenciaram práticas sobre quintais agroflorestais, meliponicultura, compostagem orgânica.

Biografia do Autor

Elenilson Silva de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM

Técnico Agrícola. Licenciado em Ciências Agrárias. Especialista em Conservação de Recursos Naturais. Mestrando em Educação Agrícola.

Referências

Referências

INSTITUTO GIRAMUNDO MUTUANDO/PROGRAMA DE EXTENSÃO RURAL AGROECOLÓGICA – PROGERA. Agroecologia/MOREIRA, R.M. STAMATO, B. Botucatu/SP: Giramundo, 2009. 92p.

LEI DE ATER. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Lei/L12188.htm. Acessado em 18/03/2015.

PADOVAN, M. P. Caminhos para mudanças de processos e práticas rumo à agroecologia. Dourados, MS: Embrapa Agropecuária Oeste, 2011. 52 p.

TÉCNICAS DE EXTENSÃO COM COMUNIDADES RURAIS – UFRN. Disponível em: http://www.sistemas.ufrn.br/shared/verArquivo?idArquivo=711166&key=7a63af08c8b68489e2f74919d153dc93. Acessado em 18/03/2015.

Downloads

Publicado

2016-05-20

Edição

Seção

IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)