Expressões da avicultura familiar caipira em município da Zona da Mata de Minas Gerais

Autores

  • Natália Martins Sampaio Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Arliciene Rodrigues Souza Universidade Federal de Viçosa(UFV)
  • Nircia Isabella Andrade Pereira Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Ana Flávia Machado Santos Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Paula Dias Bevilacqua Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Palavras-chave:

produção agroecológica, pequenas criações, agricultoras

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar o sistema de criação de galinhas caipiras praticado em propriedades de agricultura familiar do município de Divino-MG, cujas famílias são co-protagonistas em um projeto de extensão desenvolvido pela Universidade Federal de Viçosa. Foram realizadas dez entrevistas utilizando-se roteiro semiestruturado para a sistematização das experiências das famílias considerando aspectos relacionados ao manejo nutricional e sanitário e instalações para os animais. Os resultados demonstram que a criação de galinhas caipiras está bem integrada a outras atividades produtivas nas propriedades, principalmente, no que se refere à ciclagem de nutrientes/alimentos. O modelo de produção tradicional contribui para segurança e soberania alimentar das famílias, além de evidenciar a função e a participação da mulher na produção e economia familiar.

Biografia do Autor

Natália Martins Sampaio, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Departamento de Medicina Veterinária;graduanda do curso de Medicina Veterinária ; bolsista de extensão na UFV pelo projeto "animais para agroecologia"

Arliciene Rodrigues Souza, Universidade Federal de Viçosa(UFV)

graduanda de Zootecnia da Universidade Federal de Viçosa; bolsista de extensão do projeto animais para agroecologia

Nircia Isabella Andrade Pereira, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

graduanda do curso de nutrição da Universidade Federal de Viçosa; bolsista de extensão do projeto animais para agroecologia

Ana Flávia Machado Santos, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Departamento de Medicina Veterinária;graduanda do curso de Medicina Veterinária; bolsista de extensão na UFV pelo projeto "animais para agroecologia"

Paula Dias Bevilacqua, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (1988), especialização em Epidemiologia Aplicada aos Serviços de Saúde (UFMG - 1997), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999). Professora e pesquisadora da Universidade Federal de Viçosa, colaboradora da Fundação Nacional de Saúde e consultora do Ministério da Saúde. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade da água, métodos epidemiológicos de investigação, políticas de saúde, formação permanente em saúde e pesquisa qualitativa

Referências

Brasil. Decreto no 7.794, de 20 de agosto de 2012. Institui a Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica. Diário Oficial da União, Brasília, DF, Brasília, DF, 21 ago. 1997. Seção 1, p. 4.

FREITAS, A.F. et. al. Produção animal integrada aos sistemas agroflorestais: necessidades e desafios. Agriculturas, v.6, n. 2, p.30-35, jul, 2009.

FREIRE, A.G.; MELO, M.N.; SILVA, F. dos S.; SILVA, E. da. No arredor de casa, os animais de terreiro. Agriculturas, v.2, n.4, p.20-23, 2005.

GRISA, C.; GAZOLLA, M; SCHNEIDER, S. A "produção invisível" na agricultura familiar: autoconsumo, segurança alimentar e políticas públicas de desenvolvimento rural Agroalimentaria, v.16, n.31, p.65-79, 2010.

MOURA, M. (Org.). Agroecologia e criação de galinhas capoeira. Ouricuri: Caatinga, 2009. 40p.

SALES, M.N.G.; HOFFMANN, R.B.; OLIVEIRA, R.D; SALES, E.F. Revalorizando as pequenas criações na agricultura familiar capixaba. Agriculturas, v.2, n.4, p.28-31, 2005.

Downloads

Publicado

2016-05-15

Edição

Seção

IX CBA 2. Estratégias de Desenvolvimento Socioeconômico.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)