Agricultura familiar em área periurbana: estratégias de reprodução e participação no mercado institucional

Autores

  • Yohane Figueira Honda Universidade da Amazônia - UNAMA
  • Sérgio Castro Gomes Universidade da Amazônia
  • Eugênia Rosa Cabral Universidade da Amazônia

Resumo

O presente estudo tem como objetivo identificar e analisar as estratégias de reprodução e comercialização dos produtos da agricultura familiar presente na comunidade do Curuçambá, em Ananindeua-PA. A partir da implantação do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA no município gerou-se uma demanda por produtos agropecuários o que possibilitou a participação de produtores cuja produção é sustentada em uma lógica de reciprocidade e cooperação entre os produtores o que tem garantido aos participantes o retorno econômico da atividade de produção de hortaliças comercializadas no mercado local e no mercado institucional. Foram realizadas pesquisas de campo com produtores rurais, levantamento documental e entrevistas com os gestores públicos. Os resultados mostram que houve elevação da produção e comercialização, no entanto, as transações comerciais com o PAA mostram-se frágeis em decorrência de aspectos ligados a limitações na distribuição do recurso e a falta de assistência técnica

Biografia do Autor

Yohane Figueira Honda, Universidade da Amazônia - UNAMA

Centro de Ciências Humanas e Educação Departamento Geografia

Referências

SANTOS, Gizelli Vasconcelos. Ir e Vir Contínuo: Usos e sentidos do espaço urbano entre feirantes em Belém. In: RODRIGUES, Carmen; SILVA, Luiz; FERREIRA, Rosiane F. (Orgs.) Mercados populares em Belém: produção de sociabilidade e identidades em espaços urbanos. Belém: NAEA, 2014.

SEQUEIRA, Gisela Romariz. Agricultura urbana e periurbana no Curuçambá em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém: perspectivas e desafios. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo de Meio Ambiente, Pós–Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia, Belém, 2014.

SEN, Amartya. Desenvolvimento como Liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

VALNIER, Adilson & RICCI, Fabio. Programa De Aquisição De Alimentos (PAA): Uma Análise Comparativa Nos Estados De Rondônia E Acre. CAMPO-TERRITÓRIO: revista de geografia agrária, v. 8, n. 16, p. 198-228, ago., 2013.

Downloads

Publicado

2016-05-15

Edição

Seção

IX CBA 2. Estratégias de Desenvolvimento Socioeconômico.