Mapeamento de ações de base agroecológica na extensão rural na região do Agreste Meridional de Pernambuco

Autores

  • Juliete Amanda Theodora de Almeida UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS(UAG/UFRPE)
  • Lauana Souza Muniz UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS(UAG/UFRPE)
  • Jocastra Souto Cardoso UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS(UAG/UFRPE)
  • Horasa Maria Lima da Silva Andrade UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS(UAG/UFRPE)
  • Luciano Pires de Andrade UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS(UAG/UFRPE)

Resumo

O mapeamento de experiências agroecológicas é um procedimento que busca localizar e sistematizar as experiências de base agroecológica, uma vez que o estudo na área é pouco explorado. O presente estudo para a região é significativo, em especial considerando-se que os espaços produtivos e sustentáveis devem ser valorizados e disseminados. O objetivo da pesquisa é mapear e sistematizar as experiências de base agroecológica e/ou orgânica nos municípios que compõem o Agreste Meridional Pernambucano. A metodologia utilizada foi a snowball sampling, utilizando-se como instrumento a aplicação de questionários semi-estruturados/entrevistas e a análise estatística descritiva. Como principal resultado, observou-se um média baixa de experiências agroecológicas indicadas pelas entidades, o que ressalta a necessidade de maior conhecimento por parte de alguns.

Biografia do Autor

Juliete Amanda Theodora de Almeida, UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS(UAG/UFRPE)

Graduanda no curso de zootecnia, bolsista de iniciação ao extensionismo pelo CNPq, no projeto Centro Vocacional Tecnólogico em Produção Orgânica e em Agroecologia

Lauana Souza Muniz, UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS(UAG/UFRPE)

Engenheira Agrônoma, Assessora do Núcleo AGROFAMILIAR

Jocastra Souto Cardoso, UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS(UAG/UFRPE)

Engenheira Agrônoma, Assessora do Centro Vocacional Tecnólogico em Produção Orgânica e em Agroecologia

Horasa Maria Lima da Silva Andrade, UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS(UAG/UFRPE)

Doutoranda em etnobiologia e conservação da natureza, professora de Extensão Rural na UAG/UFRPE, coordenadora do Núcleo AGROFAMILIAR

Luciano Pires de Andrade, UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS(UAG/UFRPE)

Doutorando em etnobiologia e conservação da natureza, professor de Administração Rural na UAG/UFRPE.

Referências

ALVARENGA NETO, R. C. D. Gestão do conhecimento em organizações: proposta de mapeamento conceitual integrativo. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Escola de Ciência da Informação, UFMG, Belo Horizonte. Perspect. ciênc. inf., Belo Horizonte, v.11 n.1, p. 146-147, jan./abr. 2006.

BALDIN, N; MUNHOZ, E. M. Bagatin Snowball (bola de neve): Uma técnica metodológica para pesquisa em educação ambiental comunitária. Anais do X Congresso nacional de Educação – EDUCERE e I Seminário internacional de representaçãoes sociais, subjetividade e educação-SIRSSE, Curitiba, Novembro, 2011.

BUSSAB, W. O.; MORETTIN, P. A. Estatística Básica. São Paulo: Editora Saraiva, 2003.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo demográfico. Rio de Janeiro, 2010.

PENROD, J.; PRESTON, D.B., CAIN, R. & STARKS, M.T. A discussion of chain referral as a method of sampling hard-to-reach populations. Journal of Transcultural nursing,vol 4. nº 2.April, 2003. 100-107p.

RODRIGUES, M.; SOMAVILLA, I.; TASCHETTO, . M.; FRUET, S. F. T.; TONIN,J. M. A.; COCCO, T. D. Mapeamento das ações em Agroecologia compreendidas pelo Programa Rede Terra Sul - Santa Maria-RS. Cadernos de Agroecologia – ISSN 2236-7934 – Vol 8, No. 2, Nov 2013. Resumos do VIII Congresso Brasileiro de Agroecologia – Porto Alegre/RS – 25 a 28/11/2013

MEDRI, W. Análise Exploratória de Dados – Curso de especialização “Lato Sensu” em Estatística. Centro de Ciências Exatas (CCE). Universidade Estadual de Londrina, Londrina/Pr, Março de 2011.

Downloads

Publicado

2016-05-16

Edição

Seção

IX CBA 5. Construção do Conhecimento Agroecológico

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>