Horta urbana e as interfaces com o contexto agroecológico

Autores

  • Regina Helena Bernardes IFMA
  • Luisa L. Sousa Silva
  • Karlla B. Soares Silva
  • Stefany R. Santos
  • Patrícia Ferreira Silva

Resumo

Este trabalho apresenta como objetivo a caracterização da horta urbana, situada no município de São João dos Patos - MA, buscando analisar e compreender as relações que se estabelecem nesta conectividade rural-urbana, considerando o contexto agroecológico. Apresenta-se como um estudo de caso, sendo que no levantamento de dados de campo foram utilizadas as técnicas de entrevistas semi estruturadas, observações diretas e acompanhamento das atividades in loco. No sistema de condução da horta são utilizadas práticas de manejo ecológico que favorecem o desenvolvimento das plantas e a produção de alimentos saudáveis. Destacam-se como principais hortaliças comercializadas: coentro, cebolinha e tomate. Além do incremento na renda e garantia de segurança alimentar, a horta representa a manutenção de vínculos com as origens rurais.

Biografia do Autor

Regina Helena Bernardes, IFMA

Este trabalho apresenta como objetivo a caracterização da horta urbana, situada no município de São João dos Patos - MA, buscando analisar e compreender as relações que se estabelecem nesta conectividade rural-urbana, considerando o contexto agroecológico. Apresenta-se como um estudo de caso, sendo que no levantamento de dados de campo foram utilizadas as técnicas de entrevistas semiestruturadas, observações diretas e acompanhamento das atividades in loco. No sistema de condução da horta são utilizadas práticas de manejo ecológico que favorecem o desenvolvimento das plantas e a produção de alimentos saudáveis. Destacam-se como principais hortaliças comercializadas: coentro, cebolinha e tomate. Além do incremento na renda e garantia de segurança alimentar, a horta representa a manutenção de vínculos com as origens rurais.

Referências

ALTIERI, M. A. Agroecologia: a dinâmica produtiva da agricultura sustentável. 5ª ed. Porto Alegre: UFRGS, 2009.

SCHNEIDER, S. Teoria social, agricultura familiar e pluriatividade. Revista Brasileira de Ciências Sociais. Vol. 18; nº 51. São Paulo. 2003.

Downloads

Publicado

2016-05-16

Edição

Seção

IX CBA 5. Construção do Conhecimento Agroecológico