Desafios para a produção da agricultura familiar no PDS Terra Nossa, município de Novo Progresso, Pará

Autores

  • JULIANA ANDRESSA COSTA DOS SANTOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ
  • DANIELA PAULETTO UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ
  • GABRIELA DE CÁSSIA DOS SANTOS NASCIMENTO UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ
  • SAULO UBIRATAN PINHEIRO DA SILVA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ
  • CLÉO GOMES MOTA INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL FLORA NATIVA

Resumo

O trabalho foi realizado no Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Terra Nossa localizado nos municípios de Novo Progresso e Altamira no estado do Pará. O objetivo foi avaliar os desafios enfrentados por agricultores familiares para a produção. Foram aplicados questionários a 22 agricultores familiares no mês de fevereiro de 2015. Verificou-se que 86% dos produtores fazem o uso do fogo para o controle do capim e apenas 14% não fazem uso do fogo no manejo de suas propriedades. A maioria (86%) dispõem apenas ferramentas manuais para limpeza e manutenção de suas áreas. O principal desafio enfrentado pelos agricultores é o controle e uso racional do fogo das praticas agropastoris, o que demonstra a necessidade da presença de órgãos governamentais para regulamentação e orientação da atividade. A melhoria na forma de escoamento da produção e nas condições de infraestrutura são fatores imprescindíveis para a autonomia dos agricultores familiares.

Biografia do Autor

JULIANA ANDRESSA COSTA DOS SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Estudante de Engenharia florestal da Universidade Federal do Oeste do Pará- UFOPA e estagiária de agrossilvicultura.

DANIELA PAULETTO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Engenheira Florestal, Mestre em Ciências de Florestas Tropicais e professora de Agrossilvicultura e Incêndios Florestais.

GABRIELA DE CÁSSIA DOS SANTOS NASCIMENTO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Estudante de Engenharia florestal da Universidade Federal do Oeste do Pará- UFOPA e estagiaria de agrossilvicultura.

SAULO UBIRATAN PINHEIRO DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Estudante de Engenharia florestal da Universidade Federal do Oeste do Pará- UFOPA e estagiário de agrossilvicultura.

CLÉO GOMES MOTA, INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL FLORA NATIVA

Engenheiro Florestal e coordenador do Projeto Horizonte Verde.

Referências

COSTA, M. R. G. F. Uso do Fogo em Pastagens Naturais. Universidade Federal do Ceará- UFCE. Maio, 2009. Disponível em:< http://www.neef.ufc.br/UsoDoFogoEmPastagensNaturais-MarcusGoes.pdf>. Acesso em: 08 fev. 2015.

DANIEL, João., et. al. GUIA DE LEGISLAÇÃO AMBIENTAL PARA O PEQUENO PRODUTOR RURAL- Legislação Ambiental, Reserva Legal, Área de Preservação Permanente, Autorização de Desmatamento e Controle de Fogo - Série Boas Práticas, v.5/Sá,. Belém-PA: EDUFPA, 2008 32p.:il.

INCRA. Base de dados da agricultura familiar (SADE). Convênio FAO/Incra. Disponível em: <http://www.incra.gov.br/fao/default.htm> Acesso em: 08 fev. 2015.

MIRANDA, E. M. de; VALENTIM, J. F. Estabelecimento e Manejo de Cercas Vivas Com Espécies Árboreas de Uso Multiplo. CT/85, CPAF – Acre, abr/ 98, p.4. Disponível em:< http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/495108/1/comunicado85.pdf>. Acesso em: 07 fev. 2015.

RODRIGUES, M. F. Adoção do Uso do Fogo na Agricultura: Uma Análise das Crenças dos Assentados e Produtores das Regiões do DF e Entorno. Universidade de Brasília – UnB. Brasília- DF, 2014. Disponível em:< http://bdm.unb.br/bitstream/10483/9242/1/2014_MarcelayneFariasRodrigues.pdf>. Acesso em: 08 fev. 2015.

Downloads

Publicado

2016-05-15

Edição

Seção

IX CBA 1. Sócio biodiversidade e Território.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)