Experiências com métodos alternativos de controle de pragas e doenças no município de Igarapé-Açu, Pará

Autores

  • ALANA CARINE SOBRINHO SOARES Universidade Federal do Pará ( UFPA)
  • Taciane Almeida de OLIVEIRA Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Walkymário de Paulo Lemos Embrapa Amazônia Oriental, Belém- PA. Laboratório de Entomologia.

Resumo

Com o intuito de conhecer, caracterizar e sistematizar as decisões tomadas por agricultores familiares de Igarapé-Açu, Pará, no que diz respeito à utilização de métodos alternativos no controle de pragas e doenças, a presente pesquisa foi proposta. Utilizou-se a técnica de “sistematização”. Conclui-se que, os agricultores familiares de Igarapé-Açu acreditam ser viável a utilização de produtos alternativos, para o controle de pragas e doenças. Os principais inseticidas botânicos utilizados são: fumo (Nicotiana tabacum), nim (Azadirachta indica) e o tucupi (extraído a partir do processamento da Manihot esculenta Crantz). E a participação dos agricultores nos treinamentos oferecidos pela Embrapa Amazônia Oriental não é fator determinante para a disseminação do uso de inseticidas botânicos na região.

Biografia do Autor

ALANA CARINE SOBRINHO SOARES, Universidade Federal do Pará ( UFPA)

Universidade Federal do Pará (UFPA), Programa de Pós Graduação em Agriculturas Amazônicas (PPGAA)

Referências

ECKERT, C. Orientações para elaboração de sistematização de experiências. Porto Alegre: EMATER/RS- ASCAR, 2009. p. 46.

HAYDEN, D. A; CARMENA, F.de F. Dinâmica do uso e ocupação do solo no município de Igarapé-Açu/Pará, entre 1989 e 2008. Revista Perspectiva Geográfica, v.8, n.9, 2013.

MIRANDA, R. R. Interfaces do rural e do urbano em área de colonização antiga na Amazônia: estudo de colônias agrícolas em Igarapé-Açu e Castanhal (PA). Dissertação (Mestrado em Geografia) orientador, Saint-Clair Cordeiro da Trindade Júnior. UFPa/FGC. Belém, 2009.

SEGUNDO, E. F. C. Agricultura sem queima: impacto social da apropriação do conhecimento e adoção da tecnologia por agricultores familiares em Igarapé-Açu e Marapanim (PA) – um estudo de caso / Eduardo Fernandes Cerqueira Segundo. – 2011. XX X f. : il.

SILVA, D. W.; ROCHA, C.G.S. Inovações na agricultura familiar: fatores que influenciam no processo de adoção de tecnologias. Disponível em:. acesso em: 23 de jun. 2010.

Downloads

Publicado

2016-05-16

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)