Manejo intensivo dos açaizais no estuário amazônico e seus impactos ecológicos

Autores

  • Antonio Wemerson Viana Universidade Federal do Pará
  • Livia Freitas Alves Universidade Federal do Pará

Resumo

O objetivo deste trabalho foi compreender a relação do aparecimento de pragas relacionadas ao manejo de açaizais praticados por ribeirinhos no estuário amazônico. Para a elaboração deste trabalho foram selecionadas 56 famílias em duas Ilhas, sendo elas Maúba e Parurú, aplicou-se entrevistas buscando-se a caracterização do sistema de manejo de açaizais. Os resultados mostraram uma valorização do açaí e a consequente intensificação da produção, outras atividades como a pesca, está perdendo espaço para o açaí. Os ribeirinhos que manejam intensamente, sofrem mais com pragas na fruto do açaí. Ao longo dos últimos 20 anos as pragas aumentaram significativamente. O estudo demonstrou que quanto maior a biodiversidade, menor é a incidência de pragas nos açaizais.

Biografia do Autor

Antonio Wemerson Viana, Universidade Federal do Pará

Ciências agrarias, manejo de acaí

Livia Freitas Alves, Universidade Federal do Pará

Professora do Núcleo de Ciências Agrarias e Desenvolvimento Rural, Universidade Federal do Pará.

Referências

ALTIERI, M. A.; SILVA, E. N.; NICHOLLS, C. I. O papel da biodiversidade no manejo de pragas. Ribeirão Preto: Holos, 2003. 226p.

BRECHELT, A. O Manejo Ecológico de Pragas e Doenças. Tradução por Hildegard Susana Jung, Jaime Miguel Weber. Fundação Agricultura e Meio Ambiente (FAMA), República Dominicana - 2004.

OLIVEIRA, M. S. P., SOUZA, L. A. LEVANTAMENTO DE PRAGAS EM ACESSOS DE AÇAIZEIRO. Belém: EMBRAPA – Amazônia Oriental, 1999. p. 1-4 Comunicado. Técnico, N.12.

OLIVEIRA, M. do S. P. de; CARVALHO, J. E. U. de; NASCIMENTO, W. M. O do. Açaí (Euterpe oleracea Mart.). Jaboticabal: FUNEP, 2000. 52p.

OLIVEIRA, M. do S. P. de; NETO, J. T. de F. Açaizeiro para Produção de Frutos em Terra Firme. Belém: Embrapa Amazônia Oriental, 2005. (Embrapa Amazônia Oriental. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 114).

PEROTES, K. F. LEMOS, J. C. Técnicas de manejo de açaizais nativos. Belém: Emater- Frutal, 2008.

XAVIER, L. N. B., OLIVEIRA, E. A. A. Q., OLIVEIRA, A. L. EXTRATIVISMO E MANEJO DO AÇAÍ: atrativo amazônico favorecendo a economia regional, XIII Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e IX Encontro Latino Americano de Pós-Graduação, 20 e 21 de outubro – Universidade do Vale do Paraíba, 2011, São José dos Campos – SP.

Downloads

Publicado

2016-05-17

Edição

Seção

IX CBA 8. Biodiversidade e Bens Comuns.