Economia Solidária como perspectiva de desenvolvimento local sustentável: o caso da Associação Terra do Marolo, Paraguaçu-MG

Autores

  • lais batista pereira Universidade Federal de Alfenas, Campus Varginha-MG
  • renata dos reis de castro bellutti Universidade Federal de Alfenas, Campus Varginha-MG
  • dimitri augusto da cunha toledo Universidade Federal de Alfenas, Campus Varginha-MG
  • ana carolina guerra Universidade Federal de Alfenas, Campus Varginha-MG
  • daniel calbinno pinheiro Universidade Federal de São João Del Rei, Campus Sete Lagoas-MG

Resumo

O objetivo do presente trabalho é apresentar a Associação Terra do Marolo (ATEM) como forma de promover o desenvolvimento local do Município de Paraguaçu- MG, culturalmente conhecida como terra do Marolo. Metodologicamente, o trabalho se faz pela pesquisa qualitativa, utilizando-se do estudo de caso e, como forma de coleta de dados, utilizou-se da pesquisa documental, bibliográfica e entrevistas conversacionais livres com os membros da ATEM e entidades de apoio. Como resultado, percebe-se as significativas mudanças ocasionadas, a partir do assessoramento da ITCP/UNIFAL-MG e dos princípios da Economia Solidária, para promoção do desenvolvimento local, geração de trabalho e renda e fortalecimento da cultura do Marolo na cidade. Município que tinha uma cultura esquecida de cultivo e extração da fruta.

Biografia do Autor

lais batista pereira, Universidade Federal de Alfenas, Campus Varginha-MG

Bacharela Interdisciplinar em Ciência e Economia e Graduanda em Administração Pública

Referências

MESQUITA, C. M.; et al. Histórico da Associação Terra do Marolo. Julho, 2012. Disponível em: http://www.festadomarolo.com.br/associacao-historico.

SANTOS, E. A. A. O consumismo como um novo iluminismo: a panacéia do consumo na contemporaneidade. Dissertação (Mestrado) _ Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.

Downloads

Publicado

2016-05-15

Edição

Seção

IX CBA 2. Estratégias de Desenvolvimento Socioeconômico.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)