Colhendo os frutos: os limites e as potencialidades da modalidade do PAA compra-institucional na UFPR

Autores

  • Natália Ferreira de Paula Universidade Federal do Paraná
  • Islandia Bezerra Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Mônica de Caldas Rosa dos Anjos Universidade Federal do Paraná - UFPR

Resumo

Atualmente o modelo hegemônico de produção e consumo de alimentos tem sido pautado na marginalização de métodos tradicionais, no apoio ao agronegócio e na mercantilização do alimento. Tal modelo caminha para um colapso, que afeta tanto a agrobiodiversidade do planeta, quanto a saúde da população. Desta forma, a agricultura familiar e camponesa, bem como povos e comunidades tradicionais, devem ser estimulados pelo Estado, pois mesmo com menor quantidade de recursos e terra agricultável, são responsáveis pela maioria da produção da “comida de verdade”, utilizando meios sustentáveis de produção. E é por esse motivo que a projeção de pesquisa aqui apresentada, irá analisar a operacionalização e consolidação do PAA, mais especificamente da modalidade, Compra Institucional, para abastecimento dos Restaurantes Universitários da UFPR, e desta forma, verificar como está se dando a inserção de produtos oriundos da agricultura familiar, neste mercado institucional, viabilizada por este programa.

Biografia do Autor

Natália Ferreira de Paula, Universidade Federal do Paraná

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Alimentação e Nutrição.

Islandia Bezerra, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Professora Adjunta do Departamento de Nutrição da UFPR

Mônica de Caldas Rosa dos Anjos, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Professora Adjunta do Departamento de Nutrição da UFPR

Referências

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 1977.

BEZERRA, I.; SCHNEIDER, S. Produção e Consumo de alimentos: o papel das políticas públicas na relação entre o plantar e comer. Revista Faz Ciência. Vol. 15, nº 20, 2012. p.35-61.

PIRES, A.; PEREZ-CASSARINO, J.; COSTA, T. Implementação da modalidade PAA compra institucional: uma proposta de introdução de alimentos ecológicos nos restaurantes universitários. Resumo do VIII Congresso Brasileiro de Agroecologia, Porto Alegre. In: Cadernos de Agroecologia. v. 8, n. 2, 2013.

ROVER, O. J. et al.. Central de comercialização de produtos orgânicos da agricultura familiar. Resumo do VIII Congresso Brasileiro de Agroecologia, Porto Alegre. In: Cadernos de Agroecologia v. 8, n. 2, 2013.

Downloads

Publicado

2016-05-16

Edição

Seção

IX CBA 6. Políticas Públicas.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>