Agroecologia e permacultura como ferramentas para a educação ambiental crítica: uma experiência em São João del-Rei

Autores

  • Lívia Mara Oliveira LARA UFSJ
  • Isaias Leonel Ferreira SOARES UFSJ
  • Fabiana Dos Santos Dos Santos GUASTINI UFSJ
  • Natalia Roberta Chagas NOGUEIRA UFSJ

Resumo

Este relato aborda as experiências de um grupo transdisciplinar de estudos e práticas em Agroecologia e Permacultura da Universidade Federal de São João del-Rei, no município de São João del-Rei em Minas Gerais. Estas ações estão ancoradas no Programa Casa Verde, PROEXT 2014, que é um programa de divulgação científica e Educação Ambiental. Temos como objetivo discutir as atividades desenvolvidas e principalmente, relatar as dificuldades e acertos até o presente momento, para que auxilie outros grupos que estão se formando. Além disso, o grupo tem a intenção de disseminar os conhecimentos e benefícios que a Agroecologia e a Permacultura podem oferecer para a comunidade acadêmica e para a população da cidade e região, de forma a entender que ambos os conceitos estão interligados e dependentes um do outro. O grupo anseia que essas práticas sejam ferramentas importantes para a diminuição dos problemas ambientais emergentes da região.

Referências

ALTIERI, M. Agroecologia: a dinâmica produtiva da agricultura sustentável. 4.ed.,Porto Alegre : Editora da UFRGS, 2004.

FREIRE, P. Extensão ou Comunicação.7.ed.Rio de Janeiro, 1983, 93p.

GUIMARÃES, M. Educação Ambiental Crítica.In: Identidades da Educação Ambiental Brasileira. Brasília: Edições MMA, 2004, p. 25-34.

MOLLISON, B. Introdução a Permacultura. Austrália: Tagari Publications, 1991.

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Publicado

2016-05-20

Edição

Seção

IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências