Construindo conceitos de agroecologia e sistemas agrosilvipastoris na Universidade Federal Rural de Pernambuco/Unidade Acadêmica de Garanhuns

Autores

  • Erik Renan Pinto de Brito UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS(UAG/UFRPE)
  • Juliete Amanda Theodora de Almeida UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS(UAG/UFRPE)
  • Lauana Souza Muniz UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS(UAG/UFRPE)
  • Luciano Pires de Andrade UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS(UAG/UFRPE)
  • Horasa Maria Lima da Silva Andrade UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS(UAG/UFRPE)

Resumo

Este trabalho visa tratar do conhecimento dos alunos dos 1º e últimos períodos das ciências agrárias da UFRPE-UAG sobre esses sistemas e qual o conceito que eles têm destes sistemas, como metodologia foi utilizado a aplicação de questionários com alunos de Zootecnia, Medicina Veterinária e Agronomia, no qual se avaliou os conceitos e conhecimentos sobre a agroecologia e os sistemas agrosilvipastoris. As análises destes questionários geraram dados qualitativos e quantitativos. Como principais resultados, os alunos de medicina veterinária e zootecnia dos últimos períodos se sobressaíram em relação aos alunos dos primerios períodos dos receptivos cursos, já os alunos de agronomia do ultimo período apesar de 78% afirmarem que conhecem a agroecologia, no decorrer do questionário ficou nítido que eles não têm conhecimento sobre a área.

Biografia do Autor

Erik Renan Pinto de Brito, UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS(UAG/UFRPE)

Graduando do curso de zootecnia, bolsista de iniciação ao extensionismo pelo CNPq, no projeto Núcleo AGROFAMILIAR

Juliete Amanda Theodora de Almeida, UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS(UAG/UFRPE)

Graduanda do curso de zootecnia, bolsista de iniciação ao extensionismo pelo CNPq, no projeto Núcleo AGROFAMILIAR

Lauana Souza Muniz, UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS(UAG/UFRPE)

Engenheira Agrônoma, assessora do projeto Núcleo AGROFAMILIAR

Luciano Pires de Andrade, UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS(UAG/UFRPE)

Doutorando em etnobiologia e conservação da natureza, professor da disciplina de Administração Rural na UAG/UFRPE, coordenador do Núcleo AGROFAMILIAR

Horasa Maria Lima da Silva Andrade, UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS(UAG/UFRPE)

Doutoranda em etnobiologia e conservação da natureza, professora da disciplina de Extensão Rural na UAG/UFRPE

Referências

ASSIS, S. O. de. MANCIO, A. B.; MACHADO, T. M. M. Contribuições participativas para o sistema agrosilvipastoril. Universidade Federal de Viçosa- MG. Ev. Bras. De Agroecologia/nov. 2009 Vol. 4 No. 2 p.9.

BARROS, A. J. ; LEHFELD, N. A. de. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 4. ed. Petrópolis-RJ: Vozes. 2000 p.245.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. 5. reimp. São Paulo: Atlas 2007, p.310.

SILVA, N. S.; NOGUEIRA, F. R. B.; CARVALHO, M. G. X.; NARDELLI, M. J. ; SILVA, H. S. Sistematização de experiências visando a sustentabilidade e conversão agroecologica de agricultores familiares no território da Borborema, estado da Paraíba. Revista verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável /2013, p.4.

TREVISAN, L. F. A.; SILVA, S. M. Da; RODRIGUES, O. G. Contribuição dos Sistemas Agrosilvopastoris na Captação de Carbono. Programa de Pós-Graduação em Zootecnia – Sistema Agrossilvopastoris CSTR/UFCG, Patos-PB.p. 14. 2010.

SEGHESE, M. A. Sistemas Agroflorestais: Sistemas de produção AGROSILVOPASTORIL diversificado, integrado, sustentável e orgânico; Sete Barras– Vale do Ribeira – São Paulo Novembro / 2006, p. 206.

VIDAL, M. D.; COSTA, T. V.; Implantação de sistema agrosilvipastoril em propriedades familiares do município de Careiro da Várzea – AM- Projeto Manejo dos Recursos Naturais da Várzea – ProVárzea/Ibama, Rev. Bras. de Agroecologia/out. 2007. p.4.

Downloads

Publicado

2016-05-16

Edição

Seção

IX CBA 5. Construção do Conhecimento Agroecológico

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>