Percepção de educação ambiental dos jovens do assentamento de reforma agrária Mártires de Abril, DAMOS, Pará, Brasil

Autores

  • Vitor Hugo Alexandrino Instituto Federal de Educação. Ciências e Tecnologia do Pará
  • Natasha Reis da Silva Instituto Federal de Educação. Ciências e Tecnologia do Pará
  • Iací Dandara Santos Brasil Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Jahnyffer Texeira de Moraes Universidade Federal Rural da Amazônia

Resumo

A educação ambiental (EA) tem sua conceituação proposto diante as graves degradações ambientes provocada com os avanços da globalização. Neste contexto, em 2012, está presente pesquisa foi realizada buscando compreender a percepção ambiental dos jovens, entre 7 e 21 anos de idade, do Assentamento Rural Mártires de Abril (AMA), localizado no Distrito Administrativo de Mosqueiro, a 77 Km de Belém-PA. A metodologia etnográfica correspondeu à aplicação de questionários e roteiros de entrevistas semiestruturados. Dessa forma, pode-se vislumbrar um perfil do conhecimento desses jovens em relação à educação ambiental e sua importância. Os resultados obtidos retratam maior representatividade de jovens no intervalo de 10 a 12 anos. Pode-se concluir que os jovens possuem uma percepção ambiental distorcida de seus reais objetivos e conceitos.

Biografia do Autor

Vitor Hugo Alexandrino, Instituto Federal de Educação. Ciências e Tecnologia do Pará

Graduado em Biologia no Instituto Federal de Educação. Ciências e Tecnologia do Pará e discente do curso de Engenharia Florestal na Universidade Federal Rural da Amazônia

Iací Dandara Santos Brasil, Universidade Federal Rural da Amazônia

Discente do curso de Engenharia Florestal na Universidade Federal Rural da Amazônia

Jahnyffer Texeira de Moraes, Universidade Federal Rural da Amazônia

Discente do curso de Engenharia Florestal na Universidade Federal Rural da Amazônia

Referências

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Publicado

2016-05-16

Edição

Seção

IX CBA 5. Construção do Conhecimento Agroecológico