Compartilhando saberes sobre alimentação com mulheres da Vila Florestal, Lagoa Seca/PB

Autores

  • Adriano Sebastião dos Santos Universidade Estadual da Paraíba
  • Shirleyde Alves dos Santos Universidade Estadual da Paraíba
  • Sandra Alice Farias Universidade Estadual da Paraíba
  • Mariana Coelho Bezerra Universidade Estadual da Paraíba
  • Ailsa Cristiane Arcanjo Soares UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA-UEPB

Resumo

O objetivo deste trabalho foi orientar as mulheres da Comunidade da Vila Florestal, zona rural de Lagoa Seca/PB, para um melhor aproveitamento dos alimentos disponíveis, além de sensibilizá-las para o fortalecimento da Soberania Alimentar. Foram realizadas oficinas, usando uma metodologia participativa, no período de Abril a Julho de 2014, com as mulheres da Comunidade, no Campus II da UEPB. Os temas trabalhados foram: Segurança e soberania alimentar; Impactos dos agrotóxicos à saúde humana e ambiental; Alimentos Alternativos; Receitas regionais e Alimentos de baixo custo. Ao promovermos ações como estas, visando uma alimentação adequada e saudável, estimulamos a autonomia dessas mulheres, e o seu empoderamento como agentes multiplicadoras dentro da Comunidade.

Biografia do Autor

Adriano Sebastião dos Santos, Universidade Estadual da Paraíba

Bacharel em Agroecologia

Shirleyde Alves dos Santos, Universidade Estadual da Paraíba

Mestre em Saúde Pública Professora do Departamento de Agroecologia e Agropecuária

Sandra Alice Farias, Universidade Estadual da Paraíba

Bacharela em Agroecologia

Mariana Coelho Bezerra, Universidade Estadual da Paraíba

Bacharela em Agroecologia

Ailsa Cristiane Arcanjo Soares, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA-UEPB

Bacharela em Agroecologia

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Manual das cantinas escolares saudáveis: promovendo a alimentação saudável – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, p. 1-56. 2010. Net. Disponível em:< http://189.28.128.100/nutricao/docs/geral/manual_cantinas.pdf>. Acesso em 20 de Julho de 2014.

CAISAN. Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional. Conselho de Direitos Humanos. Décima sexta sessão. Item 3 da agenda Promoção e proteção de todos os direitos humanos, direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais, inclusive o direito ao desenvolvimento. Relatório apresentado pelo Relator Especial sobre direito à alimentação, Olivier de Schutter. Brasília, DF: MDS, 2012.

SANTOS, S.A et al. (In) Seguridad alimentaria en la comunidad de Vila Florestal - Lagoa Seca/PB/Brasil. In: IV Congreso Latinoamericano de Agroecología: Potenciación agroecológica de la pequeña agricultura para la soberanía alimentaria y la resiliencia frente al cambio climático y la crisis económica. Lima/Peru, 2013. (Libro de resumenes). p.122.

Downloads

Publicado

2016-05-20

Edição

Seção

IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)