Identificação, resgate e conservação de sementes crioulas de milho e feijão-de-corda nos assentamentos Baeté e Bom Jardim - Barreiros –PE

Autores

  • Francisco Roberto Roberto de Sousa Marques INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO
  • Ana Cláudia Peixoto Lucas IFPE - Instituto Federal de Pernambuco
  • Gustavo André Souza Cavalcanti IFPE - Instituto Federal de Pernambuco
  • Marcelo Rodrigues Figueira de Mello IFPE - Instituto Federal de Pernambuco
  • José Ronaldo Medeiros Costa IFPE - Instituto Federal de Pernambuco

Resumo

O objetivo deste trabalho foi identificar, resgatar e dialogar sobre técnicas de conservação de sementes crioulas cultivadas por agricultores familiares, nos assentamentos Baeté e Bom Jardim, no município de Barreiros - PE. O instrumento utilizado para coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. Os resultados revelaram que existe diferenças entre os assentamentos, pois na comunidade Baeté não foram encontradas sementes crioulas. No entanto, na comunidade de Bom Jardim foram encontradas sementes de milho e feijão, dentre elas duas variedades de milho batité e ponta fina e duas de feijão-de-corda chamadas respectivamente de feijão do ceará e do feijão costela de vaca. As mulheres possuem um papel importante na conservação das sementes, controlando na maioria das vezes todo o processo desde o plantio até a colheita, bem como no beneficiamento artesanal do milho para garantir a segurança alimentar de suas famílias, através da produção de comidas típicas da região.

Biografia do Autor

Francisco Roberto Roberto de Sousa Marques, INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO

Possui graduação em Agronomia - UFPB-CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (1994), graduação em Formação Pedagógica de docentes o ensino médio - Unuversidade Estadual da Paraiba (2000) e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (2006). Atualmente é professor do Instituto Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Rural.

Ana Cláudia Peixoto Lucas, IFPE - Instituto Federal de Pernambuco

Estudante do curso superior de Tecnologia em Agroecologia do Campus Barreiros.

Gustavo André Souza Cavalcanti, IFPE - Instituto Federal de Pernambuco

Estudante do curso superior Tecnologia em Agroecologia do Campus Barreiros.

Marcelo Rodrigues Figueira de Mello, IFPE - Instituto Federal de Pernambuco

Professor do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia do Campus Barreiros.

José Ronaldo Medeiros Costa, IFPE - Instituto Federal de Pernambuco

Professor do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia do Campus Barreiros.

Referências

Referências bibliográficas:

CAPORAL, Francisco Roberto; COSTABEBER, José Antônio. Agroecologia: alguns conceitos e princípios. Brasília: MDA/SAF/DATER-IICA, 2004.

CUNHA, F. L. Sementes da Paixão e as Políticas Públicas de Distribuição De Sementes na Paraíba. [Dissertação de Mestrado em Práticas em Desenvolvimento Sustentável]. Seropédica: Instituto de Florestas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2013, 184 p. Disponível em: < http://aspta.org.br/wp-content/uploads/2013/10/Dissertacao-Mestrado-FlaviaLondres-vf.pdf > Acesso em: 20/12/2014.

LONDRES, FLAVIA. Sementes Crioula: Cuidar, Multiplicar e Partilhar. Gráfica Battistel- Passo Fundo/RS. Janeiro 2009. Disponível em: < http://aspta.org.br/wp-content/uploads/2011/05/Semente-crioula-cuidar-multiplicar-e-partilhar.pdf>. Acesso em: 19/12/2014.

LONDRES, FLAVIA. Sementes Crioulas é Legal: A Nova Legislação Brasileira de Sementes e Mudas. Disponível em :< http://www.fca.unesp.br/Home/Extensao/GrupoTimbo/sementecrioula02.pdf>. Acesso em: 20/12/2014.

TRINDADE, C. C. Sementes Crioulas e Transgênicos, uma Reflexão Sobre sua Relação com as Comunidades Tradicionais. Disponível em: <http://www.conpedi.org.br/manaus/arquivos/anais/manaus/estado_dir_povos_carina_carreira_trindade.pdf>. Acesso em: 02/12/2014.

PANDOLFO, M. C.; PANDOLFO, E. P.; BALLIVIÁN, J. M. P.; SOUZA, J. C. D.; CASSOL, S. P. Guardiões da agrobiodiversidade: estratégias e desafios locais para o uso e a conservação das sementes crioulas. Revista Agriculturas - experiências em agroecologia. vol. II, n. I. Rio de Janeiro: AS-PTA, 2014.

Downloads

Publicado

2016-05-17

Edição

Seção

IX CBA 8. Biodiversidade e Bens Comuns.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)